A Ouvidoria é o setor responsável por conectar a comunidade montenegrina com a Prefeitura, habilitando o indivíduo a ser um agente de controle social, atuando na vigilância e na fiscalização de serviços públicos, assim como na construção de uma sociedade melhor. Ouvidorias Públicas são canais importantes de controle e participação social, que servem como ponte entre a população e a Administração Pública.
De acordo com a responsável pela Ouvidoria de Montenegro, Luciane Franken, o setor recebe 13 registros por semana, em média. São reclamações relacionadas aos buracos no asfalto, limpeza e capina das ruas, manutenção das estradas do interior, coleta de lixo, entre outras. As solicitações com maior demanda são as de conserto em tubulações de esgoto quebradas ou entupidas e as substituições de lâmpadas queimadas na iluminação pública. Os assuntos tratados com mais urgência e que precisam de uma ação mais rápida são aqueles que afetam o tráfego de veículos ou trânsito de pessoas.
Uma vez recebida, a reclamação registrada no sistema integrado da Prefeitura é encaminhada para a respectiva secretaria. Lá, a equipe vai dar o devido tratamento e, após a conclusão, o registro é reencaminhado para a Ouvidoria para o encerramento da demanda.
Luciane destaca que a Administração Municipal está, ainda, em processos de melhorias no sistema que atende a Ouvidoria. “Para os próximos meses, haverá divulgação sobre maiores detalhes envolvendo o assunto”, completa.
A Ouvidoria pode ser contatada no número (51) 3649-8290 ou pelo e-mail [email protected].