Mulheres que Brilham: Irmã Maria Alice “Ouça sua voz interior”

DESTAQUE em liderança comunitária, inspira as mulheres a acreditarem que tudo é possível

Irmã Maria Alice da Silva é a mais votada no segmento Liderança Comunitária do prêmio Mulheres que Brilham 2023. Com uma trajetória marcada por sua dedicação e compromisso social, ela conquistou o reconhecimento da comunidade e inspira outras mulheres. “Quando fui eleita na Liderança Comunitária, me dei conta que líder é aquele que contagia as pessoas. Quero dizer a todas as mulheres que ouçam sua voz interior e busquem ajuda para realizar seus sonhos”, destaca.

Irmã Maria Alice expressa sua humildade ao receber o reconhecimento popular. “Estou apenas representando milhares de mulheres que têm seu brilho. Me sinto honrada em ser escolhida como a mais votada nesta categoria”.
A irmã é membro da Congregação Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo, e atua no Lar Sagrada Família. Além de cuidar dos idosos, sua missão é reestruturar a parte física do Lar, buscando proporcionar aos residentes uma melhor qualidade de vida.
Nascida em Ubiratã, no Paraná, Maria Alice teve uma infância marcada por constantes mudanças de cidade em busca de melhores condições de vida. Desde muito jovem, ela se envolvia ativamente na comunidade local, participando de atividades religiosas e interagindo com pessoas de todas as idades.

Aos 11 anos, em São Jerônimo da Serra, ela se destacou ao propor o aumento das atividades religiosas na comunidade. Organizou momentos de oração e celebrações, mesmo em uma igreja pequena, que muitas vezes não comportava todos os fiéis presentes. Essa experiência a fez perceber que até mesmo uma criança pode contribuir e fazer a diferença em sua comunidade.
Aos poucos, Irmã Maria Alice percebeu sua vocação religiosa, mesmo enfrentando dúvidas e influências externas. Em meio a essas reflexões, ela entendeu que era importante ouvir sua voz interior e seguir o projeto de vida que “Deus havia planejado para ela”.

Após uma coincidência feliz em um centro médico, Maria Alice encontrou uma freira que a informou sobre um encontro vocacional. Apesar de todas as vagas já estarem preenchidas, ela conseguiu uma oportunidade para participar e dar continuidade ao seu chamado religioso.

Durante sua jornada de formação religiosa, irmã Maria Alice também viveu em outros locais, coordenando grupos e contribuindo para a comunidade. Em 1994 ela passou por um período em Montenegro. Em 1997, fez seus votos como irmã e foi morar no Chile, onde realizou um curso técnico de enfermagem. No retorno ao Brasil, ela passou por outras cidades onde desempenhou atividades na área da saúde e da religião, até que em 2017 veio para Montenegro, local onde encontra-se até hoje.

Últimas Notícias

Destaques