No sábado à tarde uma turma vestida e pintada de azul tomou conta da Praça dos Ferroviários, em evento foi alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril. De acordo com uma das mães presentes, Margarida Moreira de Azevedo, de 54 anos, o movimento em Montenegro pode ser descrito como “uma realização”. Ela é mãe do Lucas Moreira de Azevedo, de 14 anos. “É bom sair na rua com ele e não ser olhada diferente, com preconceito. Porque isso já aconteceu”, declara.
Margarida tem a ajuda de sua filha Helen Moreira de Azevedo, de 24 anos, para tomar conta do menino. “O mais bacana é que sempre fomos muito unidos. Ela nunca discriminou o Lucass por ele ter autismo, ao contrário, se dispôs a ajudar”, acrescenta. No evento Margarida e as outras mães que se organizaram, com a parceria de alguns vereadores, testemunharam o seu dia a dia e suas preocupações, planejando inclusive mais reuniões destinadas a discutir sobre o autismo.
Durante a tarde de sábado, também teve Feirinha da Praça, na Praça dos Ferroviários. Alguns artistas, e escritores da cidade aproveitaram para divulgar e vender seus produtos. Houve também a distribuição de chimarrão. No palco o Coral de Jovens UMADM, a cantora Alexandra, e as duplas Kézia & Keli e Zequinha & Laurinha comandaram a trilha sonora.