Mostra propõe visão diferente de cenas cotidianas

Exposição. Obras possibilitam reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para tornar as cidades mais aprazíveis

A Galeria de Artes Luide Schwambach, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), recebe até o dia 13 de novembro a exposição Ruas de Estar – Provocações ao Olhar, da artista Michele Martines. As obras chamam a atenção para cenas que, normalmente, passam despercebidas ao olhar dos cidadãos. A exposição reúne trabalhos de outras duas coletâneas da artista: Cenas Urbanas e Pequenas Soluções.

As obras retratam objetos e pessoas que costumam passar despercebidos sobre o olhar de um cidadão mais desatento

Michele conta que a inspiração para este trabalho surgiu durante passagens por outras cidades. “No momento em que tu és turista começa a perceber o cotidiano como algo extraordinário. Quando voltei, comecei a perceber coisas de Montenegro e me deu vontade de pintar essas ruas”, relata. “Durante vários anos eu pintei espaços interiores. Ruas de Estar tem uma relação com a sala de estar, com um local íntimo, que é meu e deve ser cuidado”, detalha.

Além de chamar a atenção para objetos, pessoas e cores, que estão nos locais mas que nem sempre são “vistos”, Ruas de Estar também tem o objetivo de mostrar aos cidadãs que se cada um colaborar com pequenas ações, assim como acontece em suas próprias casas, tudo pode ser melhor. “A gente anda nas ruas do nosso Brasil e percebe muitos problemas. E a solução, se torna um clichê, é a educação”, avalia Michele. “Nós somos os responsáveis pela nossa cidade.Eu coloco as crianças como a solução. Essa exposição é pra chamar a atenção que a cidade é tua. Se vive tanto tempo na rua quanto dentro de casa, então tu tens que cuidar da cidade também”, sublinha.

Em Ruas de Estar, orelhões e pessoas cumuns das cidades são tornados protagonistas sob o olhar atento da artista. A Galeria está aberta para visitação de segunda à sexta-feira das 10h às 12h e das 14 às 21h. A curadoria é de responsabilidade de Andrea Hofstaetter.

Grupos de estudantes da Fundarte e da Uergs aproveitam para observar os detalhes da exposição

Exposição atrai jovens estudantes de Artes
O grupo de amigos de Luís Felipe Fernandes, aluno do Atelier de Artes Visuais da Fundarte, aproveitou para conferir as obras da exposição Ruas de Estar. Luís Felipe destaca o que mais lhe chama a atenção. “Eu acho interessante o fato de serem obras realistas, mas com cores contrastantes. Ela está expondo a realidade, mas com cores que, na nossa visão, não tem tanto contraste. Ela dá um efeito bacana ao cotidiano através da cor.”

Rafael Almeida, aluno do curso de Artes Visuais da Uergs, e a colega Luyza Santos Tomazzoli, também prestigiaram a exposição. “Ela pegou fragmentos das cidades e fez algumas leituras, além do que a gente consegue perceber no dia a dia”, constata Rafael. “Achei bem bacana ela ter captado essas cenas do cotidiano e ter trazido aqui para dentro”, conclui Luyza.
sacolao

Últimas Notícias

Destaques