Morre “Splish Splash”, morador de rua e alcoólatra

Dependência. Há 10 anos nas ruas, seu falecimento ocorreu por problemas de saúde decorrentes do alcoolismo

O morador de rua Olmiro Maciel de Oliveira, ou “Splish Splash”, como era mais conhecido, faleceu na noite da última segunda-feira (21), nas dependências do Hospital Montenegro, por volta das 20h. Ele tinha 53 anos e vivia nas ruas há pelo menos 10, segundo contam seus familiares, que preferem não ser identificados. Antes de abandonar sua casa e fazer das ruas e praças de Montenegro o seu lar, ele trabalhava como supervisor de vendas.

Segundo os familiares, essa não foi a primeira vez que ele apresentou problemas de saúde. Splish Splash já tinha passado mal algumas vezes, inclusive durante a semana passada. Na última quinta-feira e, também, na sexta-feira, o morador de rua foi encontrado deitado na praça Rui Barbosa, e então foi carregado ao HM por um amigo, também morador de rua. Em ambas as vezes, ele foi liberado pela instituição de saúde. Na manhã de sábado (19), às 9h, no entanto, Olmiro foi internado no hospital, onde permaneceu até a noite de segunda-feira, quando ocorreu seu falecimento.

Ainda segundo informações de familiares, no laudo médico é informado que a morte de Olmiro Maciel de Oliveira foi causada por uma parada cardiorrespiratória, múltipla falência dos órgãos e outros problemas, todos decorrentes do alcoolismo. Para tratar do vício em bebida alcooólica, Splish por mais de uma vez foi internado em clínicas de reabilitação. Porém, acabava sempre por interromper o tratamento e retornar ao vício e às ruas.

No ano passado, o ex-supervisor de vendas ainda frequentava o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que realiza o acompanhamento de pessoas que são dependentes de álcool ou de outras drogas. O Caps acolhe os dependentes e lhes oferece serviços de saúde, mesmo que mantenham o uso das substâncias.

Em entrevista para ao Ibiá, em agosto do ano passado, Olmiro contou que estava se tratando no Caps há seis anos, e no momento da entrevista comemorava o fato de que já estava há dois meses sem usar álcool ou demais drogas. “Eu usava muita droga, cocaína e pedra. Fiquei um tempo sem, mas aí me atirei na bebida”, relatou, na época.

Olmiro em registro mais recente

Na rua, “Splish Splash” podia ser encontrado na Praça Rui Barbosa, onde vivia com outros moradores de rua. Algumas pessoas tinham medo ou não gostavam dele, enquanto outras relatam guardar carinho por esse montenegrino. De qualquer forma, Olmiro era conhecido por praticamente toda a cidade de Montenegro.

Comentários deixados no Facebook:
Susana Krein:
Um homem extremamente inteligente, gentil e educado quando estava sóbrio. O vício por vezes o tirava do normal, mas nem de longe foi tão mau quanto o pintam. Que a família receba meus sinceros sentimentos e que finalmente ele encontre paz.

Guilherme Fagundes
E agora quem vai gritar na rua quando a gente passa “e aí guri beleuza” quem vai fazer versos e rimas pro pessoal que senta ali? Que Deus cuide dessa pessoa lá em cima.

Rosana Madalena Feiten Feiten
Descanse em paz… Muita luz pra ele. Cumpriu seu caminho de uma maneira triste, ficava com pena quando via ele todo sujo e pintado.

Simone Orth Castelli
Infelizmente um ser humano que ninguém quis ajudar com um tratamento ou internação! Jogado às traças, triste fim.

Maicon Verissimo Milk Mako
Montenegro vai ser mais triste sem o carísma do Splish, vai com Deus Splish Splash.

Vilsiane Ferreira
Descanse em paz. Essas pessoas que não sabem o que falar deveriam ficar quietas, pois todos nós temos pais, filhos, netos… etc, não sabemos o que Deus vai reservar para nós. Todos temos defeitos. Vai fazer falta, meus sentimentos para familiares.

Daniel Ritter Schneider
Splish vai fica no coração de todos montenegrinos. Descanse em paz Splish.

Angelita Batista Ribeiro
Que Deus o tenha em sua morada!

Últimas Notícias

Destaques