Monumento do “Homem Farrapo” passa por reformas

Após 33 anos desde a inauguração, a estátua do “Homem Farrapo” começa a sentir as marcas do tempo. Semana passada, funcionários da Prefeitura recolheram o monumento que fica em frente à Estação Cultura para realizar reparos na obra. “Ela é totalmente feita de metal e os pés da escultura devem ser reforçados para sustentar o peso da estrutura”, afirma o diretor do Departamento de Cultura do Município, Leonardo Appel.

O valor da manutenção não foi revelado, mas o município é quem vai arcar com os custos da reforma. “Inclusive, a lança deve ser recolocada, além de restaurações menores na estátua”, destaca Appel.

pés da estátua vão ser reforçados para suportar o peso da estrutura

Na década de 80, a escultura foi instalada na Praça Rui Barbosa, mas há cerca de oito anos havia sido retirada de lá em razão da reforma daquele espaço e acabou sendo realocada no Parque Centenário. Em 2016, estudantes da cidade questionaram a Prefeitura a respeito do “sumiço” do monumento da praça central e, sensível a essa demanda, a obra foi mais uma vez realocada. Desta vez para a atual localização, na Estação da Cultura. “Trouxemos este ano para a Estação da Cultura com o aval do Conselho Municipal de Cultura e do Serviço de Patrimônio Histórico. Como o prédio da Estação faz parte do patrimônio histórico, aproximamos os monumentos da comunidade. Aqui eles podem vir, tirar fotos com a estátua”, pontua o diretor.

A restauração deve durar de 30 a 60 dias. Após esse período, a obra deve ser devolvida à comunidade, junto à base de fixação que permanace na Estação. A estátua, que faz alusão aos guerreiros da Revolução Farroupilha, é uma obra do artista montenegrino Rogério Marx, que ganhou fama por desenhar figurinos para bailes de gala e realizar pinturas, entre outros trabalhos artísticos. Marx faleceu em 8 de outubro de 2003.

Últimas Notícias

Destaques