Montenegro inicia construção de Plano Municipal de Turismo

Três oficinas online ainda irão ocorrer nos dias 5, 9 e 12 de agosto

Diagnosticar os potenciais e investir. Esse é um dos objetivos principais da construção conjunta do Plano Municipal de Turismo, que está sendo realizada através da parceria entre Sebrae/RS e Prefeitura de Montenegro. A ação faz parte de um projeto conjunto do Vale da Felicidade e será elaborado com a colaboração da população montenegrina.

Segundo o diretor de Turismo de Montenegro, Jaime Büttenbender, a construção do Plano teve início há cerca de três meses, quando o Executivo comparou os orçamentos entre empresas privadas e se deparou com a contrapartida de 60% por parte do Sebrae. “Se a Prefeitura fosse contratar sozinha esse Plano de Turismo, sairia em torno de 40 mil reais, mas com a contrapartida do Sebrae ele custa pouco mais de R$ 12 mil”, conta.

Uma exigência para que os municípios façam parte do mapa do turismo nacional, o Plano Municipal também conta com a participação dos cidadãos. Nessa segunda-feira, 2, uma palestra de abertura foi realizada para provocar e apresentar o tema à comunidade.

Na oportunidade, a mestre em Turismo Ivane Maria Remus Fávero, especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico e em Gestão Pública Municipal e Consultora do Plano Municipal, discutiu a inovação aplicada ao turismo, hospitalidade, tendências do turismo e casos de sucesso. “A expectativa é grande, pois já na palestra percebemos a motivação de todos e o desejo de contribuir com o melhor para Montenegro”, diz Ivane.

Para ela, o Município possui grande potencial, com pessoas engajadas. “E que, juntos, vão construir o Plano Municipal de Turismo de Montenegro. Um Plano que direcione, efetivamente, para o desenvolvimento sustentável do município”, concluí.
De acordo com Jaime, palestras e estudos nacionais apontam que a volta do turismo após a pandemia da Covid-19 será focada no turismo rural. “A gente quer investir nisso, mas em longo prazo é preciso instigar o privado a investir na região, mas pra isso a gente precisa da estrutura”, completa.

Para ajudar a construir o Plano Municipal de Turismo, os interessados podem entrar em contato com o diretor de Turismo pelo número (51) 98455 9654, ou ainda através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo pelo telefone (51) 3649 8202. Sempre às 15h, as próximas oficinas ocorrem no formato virtual, nos dias 5, 9 e 12 de agosto. Para o dia 22 de setembro está programada a entrega do Plano estruturado.

Últimas Notícias

Destaques