A professora de Montenegro Daniela Heckler, que participa do projeto “Arte na Escola”, no Polo Fundarte, foi selecionada como semifinalista do XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã. O concurso existe desde 2000, com o objetivo de divulgar e reconhecer projetos artísticos aplicados por professores em sala de aula.
Realizado pelo Instituto Arte na Escola, ele premia docentes do Brasil inteiro. Até hoje já foram 89 docentes destacados. São cinco as categorias ao todo: Educação Infantil, Educação Fundamental I (do 1º ao 5º ano), Educação Fundamental II (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho da montenegrina se enquadra no segmento de Educação Infantil. No ano passado, ela também foi semifinalista, com outra iniciativa.
Para o XVIII Prêmio, os profissionais da educação puderam inscrever projetos artísticos que realizaram nas escolas nos anos de 2015, 2016 ou 2017. Denominado “Poesia para colorir… o seu dia”, o projeto de Daniela, foi realizado em 2016 com uma turma do Pré B da Escola Municipal do Bairro São Paulo.
Com a proposta de juntar a poesia ao desenho infantil, a iniciativa surgiu de outro projeto da instituição de ensino, o “Vida ao Parque di Versos”, de autoria de Alessandra Bartz e Patricia Franz ex-diretora e ex-professora, respectivamente, da instituição de ensino. Nesse projeto, a base foi o livro “Parque di Versos”, do escritor montenegrino Carlos Fernando Leser.
Segundo Daniela, o projeto irradiou cultura pelo São Paulo. “As poesias, depois de ilustradas, eram distribuídas pelo bairro primeiramente pelas mãos das crianças e, posteriormente, colocadas em sacolas de mercado, em placas na praça e assim por diante”, salienta.
Esse trabalho todo teve como intuito fomentar a leitura de poesia na escola e na comunidade, além de valorizar o desenho infantil. A partir disso, os alunos foram criando no decorrer do ano letivo ilustrações baseadas nos poemas de Leser, até que começaram a desenvolver ilustrações sobre poemas que eles mesmos haviam escrito, seja coletivamente ou individualmente.
Resultado sai amanhã
Amanhã, dia 31, o Instituto Arte na Escola divulgará os nomes dos finalistas do prêmio, e os vencedores serão divulgados no dia 5 de setembro. Os professores que vencerem receberão R$ 10 mil, um certificado, um troféu exclusivo criado pela artista Ester Grinspum, livros e materiais que discutem arte e educação e, ainda, participarão de uma vivência cultural na cidade de São Paulo.
Além disso, as escolas vencedoras ganharão um computador, uma câmera digital e livros sobre arte e educação que irão para o acervo de suas bibliotecas. A equipe do Instituto também realiza com os professores e escolas vencedoras um documentário que é disponibilizado na internet.