A partir deste ano, o mês de novembro será dedicado à divulgação e promoção dos esportes náuticos em Montenegro. O Projeto de Lei de autoria do vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), que Institui o mês de novembro como o Mês do Esporte Náutico no município, foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária dessa quarta-feira, 15, que foi antecipada por conta do feriado de Corpus Christi.
Na exposição de motivos, Juarez destacou a importância do Rio Caí e dos esportes náuticos para o município. “O desporto náutico constitui-se de qualquer modalidade esportiva praticada com barcos, ou qualquer outro tipo de embarcação, tais como: caiaque, esqui aquático, windsurf, vela, regata, caiaque, remo, canoagem. A grande maioria de dessas modalidades já estão sendo praticadas em nosso rio desde os meados do século XX”, expõe o vereador. Juarez cita como precursor dos esportes náuticos na cidade e na região o Clube de Regatas Caça e Pesca Cruzeiro do Sul, que atua há 90 anos na cidade. Com a aprovação do projeto, o objetivo é estimular, promover, e conscientizar população sobre a prática do esporte náutico.
O projeto SUP para Todos, realizado no Clube de Regatas Caça e Pesca Cruzeiro do Sul, situado às margens do Rio Caí, no Porto das Laranjeiras, foi citado como bom exemplo de incentivo à prática de esportes náuticos pelos vereadores. O projeto atende 30 crianças por ano, sendo 10 por trimestre, de cinco escolas públicas de Montenegro, com oficinas para confecção de pranchas de stand up paddle utilizando garrafas pet e aulas de remo.
O casal Jeanice Noval e Diego Flores, do grupo Limitless Stand Up Paddle, são os responsáveis pelas atividades do SUP par Todos. Jeanice esteve presente na sessão na Câmara de Vereadores para acompanhar a votação do projeto. Para ela, a aprovação do projeto de lei é importante, porque valoriza o esporte e o Rio Caí. “Eu penso que essa lei que foi aprovada na Câmara vem a calhar e fecha com tudo aquilo que nós remadores fazemos, como ações sociais, de limpeza do rio e ações ambientais”, destaca.
Conforme Jeanice, já está prevista para acontecer, em novembro, a segunda edição da Remada do Vale da Felicidade, que no ano passou contou com a participação de mais de 50 remadores. “Agora esse evento vai integrar o mês dos esportes náuticos. Então vai ser um momento bem legal pra Montenegro, porque vai valorizar o esporte náutico, a cultura do remo e o nosso Rio Caí”, conclui Jeanice. (WM)