O técnico de Esporte e Lazer e educador físico Mateus Araújo é prova viva de que missão dada é missão cumprida. Isso porque sua esposa o lançou um desafio solidário. A cada quilômetro percorrido em uma corrida por ele, que é maratonista, um quilo de alimento deveria ser doado por amigos, conhecidos ou até mesmo da população do município. Mateus conta que a ideia do desafio uniu o gosto pelo esporte e também uma ação social que irá beneficiar o Hospital Montenegro (HM). Foi assim que ele percorreu 51km em Montenegro, um quilômetro a mais do que a meta.
Sua rota foi iniciada poucos minutos antes das 4h da manhã desta quinta-feira, 31, em função do clima mais ameno neste horário, na Avenida Júlio Renner e foi finalizada 11h em frente a Câmara de Vereadores. Mateus conta que o trajeto escolhido foi repetido por ele em cerca de oito voltas, até que os 51km fossem alcançados. O maratonista explica que pensou em realizar a rota em outras cidades, mas a ideia foi deixada de lado. “Os lugares são mais perigosos, beira de faixa, estrada”, pontua.
Mateus conta que o apoio da esposa e amigos, que em pontos da corrida estiveram presentes a pé e também de bicicleta, foi essencial para que cumprisse o desafio a risca. Para ele, a realização do trajeto em forma de corrida é terapêutico, mas não é fácil. “Além de exercitar o físico, exercita a mente. Corri seis horas e meia sem parar. Isso me fortalece mentalmente. Não é fácil. Não é qualquer um que faz de início. Eu tive três meses de treinamento para conseguir e ainda assim preciso melhorar”, ressalta. Ele afirma que passo a passo, sempre é possível realizar metas na corrida. Quando questionado sobre o cansaço, Mateus é objetivo em dizer que logo ao terminar já estava se recuperando. “Vou te dizer que eu aguentava mais um pouco, mas não precisava, já cumpri minha meta. Eu sou um corredor lento, mas eu tenho um ponto forte que é a resistência, então, eu aguentaria mais”, destaca.
Quanto ao arrecadado, Mateus ainda não teve tempo de contabilizar, mas garante que o número passou de 100kg de alimentos até o momento. Ele reitera o pedido: Até a próxima terça-feira, dia 5, quem quiser e puder, ainda pode fazer a sua doação diretamente no Sesc Montenegro, localizado na rua Capitão Porfírio, 2225. Segundo Mateus, todo o arrecadado será entregue ao HM ainda na semana que vem. A entidade foi a escolhida para ser contemplada logo no início da ideia de realizar o desafio. “Isso é uma forma de gratidão pelo trabalho maravilhoso que os profissionais e entidade estão fazendo neste ano”, finaliza.