Umidade. Dias de chuva ajudam na proliferação desses problemas
Os últimos dias chuvosos castigaram os montenegrinos. Além do incômodo com roupas que não secam e a sensação de que tudo está molhado e sujo, o bolor é um dos fatores negativos nessa época. Os donos de casa sofrem com o cheiro de bolor e mofo e a aparência indesejada. O aspecto que fica não é o pior. O cheiro pode estimular o desenvolvimento de doenças respiratórias, como as alergias.
Algumas dicas podem ser úteis na hora de tirar o mofo e o bolor de casa. Muitos donos de casa já têm as suas receitas práticas decoradas para ajudar na higienização. Esse é o caso da auxiliar de limpeza, Anita Fernanda Gomes, que também utiliza as dicas na sua casa. “Eu pesquiso bastante sobre coisas de limpeza”, fala.
Segundo ela, o álcool é um grande aliado nesse tempo úmido. Uma dica simples é diluir o álcool com água para a limpeza do piso. “No chão eu coloco álcool e água, e se eu quero deixar um cheirinho eu coloco um produto”, fala Anita. Além disso, o álcool pode ser utilizado com um pano para secar a água que escorre nas laterais da geladeira e nos vidros das janelas.
Tirar mofo das roupas
Para tirar o bolor das roupas, Anita recomenda água sanitária e açúcar. É preciso uma tampinha de água sanitária e uma colher de açúcar, após misturar colocar direto na água, e deixa a roupa de molho. Se precisar, esfrega onde está a mancha e depois é só colocar para lavar normalmente. “Isso ajuda bastante. Uma vez eu tinha uma cortina que, com essas umidades, estava cheia de mofo e pensei em jogar fora, mas a minha vizinha me ensinou e deu tudo certo”, diz ela.
Outra dica para tirar mofo das roupas é a utilização de alvejantes. Não é um truque caseiro, mas é útil na hora de remover manchas mais difíceis. Aplique um pouco sobre a mancha e deixe a peça de molho. Em seguida, lave normalmente. Se for uma mancha pequena ou recente, pode-se adicionar um pouco de alvejante à própria lavagem na máquina.
Marines da Rosa é proprietária da loja Limpeza & Cia, e recomenda a água sanitária e o alvejante para a retirada desse incômodo a todos os clientes. Além disso, a água sanitária pode ajudar na hora de tirar o limo das calçadas. “É importante que, no uso desses produtos a pessoa esteja usando óculos e luvas para proteção”, explica.
Mofo no guarda-roupa
O guarda-roupa é um dos móveis onde que mais ocorre o cheiro de mofo. Marines indica o tira-mofo que pode ser comprado na loja Limpeza & Cia. É só colocar o produto dentro do roupeiro que ele absorve toda a umidade. Ela também ressalta que, para a limpeza do guarda-roupa e na hora da higienização da casa, o dia deve estar bom, e casa ventilada.
O guarda-roupa também precisa de circulação de ar. É importante abrir as portas e mexer as roupas de um lado para o outro. As peças menos utilizadas devem ser lavadas periodicamente e expostas ao sol.
A Limpeza & Cia fica localizada na rua Buarque de Macedo, 1345, e pode ser contatada pelo telefone: (51) 3632-9114. Lá podem ser encontrados produtos citados nesta matéria.
Limpeza de Estofados e Carpetes
Sofás, camas e carpetes são alvos preferidos de fungos, ácaros e bactérias, que deixam tudo com um cheiro ruim e são péssimos para quem tem alergias. Além disso, as indesejáveis manchas nos estofados e colchões deixam as peças feias e com aspecto bastante desagradável.
O ideal para a limpeza desses artigos é procurar uma empresa especializada. Fazer essa limpeza em casa pode ocasionar manchas ainda piores podendo, inclusive, deteriorar o estofamento. Isso ocorre pela variedade de produtos e tecidos que podem não combinar entre si.
Não higienizar regularmente os estofados pode estragar a peça e ocasionar os tão temidos mofos, que deterioram os sofás e colchões. Para evitar a perda do móvel, é imprescindível limpar corretamente, sobretudo quando algum líquido é derramado sobre a peça.
Quando a higienização é feita em empresa especialista no assunto, são usados produtos específicos e máquinas também. O ideal é sempre fazer a limpeza assim que algo for derramado e entrar em contato com uma empresa especializada. O mesmo vale para peças como cadeiras; carpete; tapete; estofados de empresas e estofamentos automotivos.
Evite o mofo e o bolor em casa
– Deixe as janelas abertas mesmo se o sol não entrar no cômodo;
– Mantenha a casa limpa, organizada e arejada.
– Roupas e sapatos que ficam meses guardados devem ser colocados no sol.
– Deixe móveis afastados da parede em pelo menos 2 cm. Se eles forem retirados para limpeza, espere que tudo esteja bem seco antes de colocar no lugar.