Meio ambiente. Objetivo é unir a comunidade na conscientização ambiental
No próximo dia 7, a comunidade montenegrina terá mais uma oportunidade de agir pela saúde do Rio Caí e preservar um dos pontos turísticos da cidade. O Lions Clube São João, atualmente presidido por João Batista Junker Wovst, realiza a 3ª edição do “Rio Caí mais limpo”, na qual os cidadãos poderão tornar esse local representativo da cidade mais bonito e sem lixo. São esperadas mais de 200 participantes no evento que tem início às 9h.
Serão retirados detritos das margens e também da água, com auxílio de lanchas e jet skis. O Clube convida a quem tiver esses veículos que os leve para auxiliar no trabalho. As águas do Caí também serão livres do lixo com o auxílio do grupo Remadores Montenegro e suas pranchas.
Mais importante do que a quantidade de lixo a ser retirada, que é algo imediato e momentâneo, são os resultados em longo prazo, que vem da conscientização. Lideranças do Lions avaliam que há quatro anos, quando o projeto começou, outras limpezas não ocorriam frequentemente. E, atualmente, de tempos em tempos, elas são feitas por diferentes organizadores. A atuação ambiental é uma ação do Lions Internacional.
A atividade também contará com a colocação de 2.700 alevinos das espécies jundiá e piava no Rio Caí. O Clube faz um apelo para que esses peixes não sejam pescados assim que largados na água e que possam se desenvolver mais, até chegar ao tamanho ideal para pesca. A atividade tem o patrocínio da Hexion e apoio de Argerick, Caça e Pesca, Grêmio Gaúcho, Corsan, Erplasti, Jornal Ibiá, Remadores Montenegro, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do 3º Batalhão Ambiental de Montenegro. Todos estão convidados a participar.