A visita a Montenegro foi uma premiação ao projeto de literatura desenvolvido por um grupo de amigos da praça
Crianças e adultos se divertiram durante o entardecer de quarta-feira, 12, na Praça das Poesias, no bairro São Paulo. O motivo não poderia ser melhor: uma Kombi equipada com brinquedos, livros e até um pequeno museu. O veículo integra um projeto idealizado pela escritora Chris Dias e percorre o estado inteiro para levar interação cultural, arte e leitura.
Em Montenegro, a Kombina estacionou para premiar um projeto que incentiva a literatura, onde a poesia é trabalhada de uma forma lúdica e que desperta a atenção de quem usa o espaço público. Por meio desta ação, a praça do bairro São Paulo se tornou, através de uma lei municipal, a Praça das Poesias.
Os participantes puderam desfrutar de muitas brincadeiras, entre elas, as que os nossos pais e avós praticavam antigamente. “O evento trouxe um olhar especial sobre esta praça, tão acariciada pela comunidade, em especial por um grupo de amigos que promove ações de literatura e cuidado no espaço público. Valorizamos principalmente o mundo poético para crianças”, afirmam os Amigos da Praça das Poesias, grupo criado no Facebook.
Daniela Heckler, outra parceira do projeto e responsável pelo início dele dentro da Escola São Paulo, diz que o trabalho agora ganha a parceria da Associação dos Moradores do Bairro São Paulo. “Já tínhamos algumas placas com textos poéticos desde 2016, mas, neste ano, nosso grupo de amigos realizou a doação de mais 17 placas que foram instaladas com o apoio da Associação”, afirma.
Durante as atividades, obras do autor Brito Velho, oficina de artes e resgate de brincadeiras antigas estiveram à disposição de todos. Jovens e adultos também puderam se divertir com fantasias, brincadeiras e ainda expressar visualmente a criatividade numa oficina de arte, orientada pela educadora Zizi Paz.