Julho será o mês mais frio do inverno, que inicia nesta quinta

O período mais aconchegante do ano começa hoje com previsão de uma estação com pouca chuva e algumas ondas de frio na região Sul do país

Apesar das baixas temperaturas registradas nas ultimas semanas, oficialmente o inverno no Hemisfério Sul começa às 7h07min da manhã desta quinta-feira, 21, dando início ao período que será marcado por temperaturas amenas e algumas ondas de temperaturas bastante baixas. As frentes mais frias estão previstas para acontecer em julho.

De acordo com o meteorologista do Climatempo Alexandre Nascimento, o trimestre mais gelado do ano não será tão intenso como imaginava grande parte da população. “Para esse período, a expectativa é que tenhamos pouca chuva e um frio concentrado no próximo mês”, destaca o especialista.

No mês que vem, as temperaturas serão mais baixas, podendo ficar próxima de 0ºC em algumas regiões do Sul do país. No mês de agosto, os dias seguem frios, mas com menos intensidade. Ainda assim, não será possível abrir mão do casaco. Já no último mês da estação, setembro, o calor começa a surgir. Com relação à chuva, o meteorologista afirma que será muito mal distribuída, atingindo apenas pequenas áreas do RS.

Com a chegada da estação, ocorre o que os meteorologistas chamam de “solstício de inverno”, que marca a noite mais longa e o dia mais curto do período frio, pois o sol emite menos energia para o Hemisfério Sul, o que significa que no inverno os dias serão mais curtos, e as noites, mais longas. Sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña, a estação será de neutralidade climática, com dias mais secos em boa parte do inverno, intercalados com outros mais úmidos.

Últimas Notícias

Destaques