O ônibus que se transforma em sala de cinema ficará estacionado no local das 10h às 17h, deste sábado
Um João-de-barro divertido que tem muito a compartilhar com as crianças sobre como preservar o meio ambiente, e ajudar os pais a fazer economia em casa, estará na Estação da Cultura Braskem neste sábado, 11. Trata-se do João Ambiente, o personagem principal de uma animação que será exibida em um ônibus convertido em sala de exibição. A atração é gratuita.
O filme tem percorrido escolas de todo o Estado e poderá ser conferido por crianças e adultos, que poderão ainda aproveitar outras atrações como carrinho de pipoca, barraca de bebidas e distribuição de brindes, que serão levadas pela Braskem à Estação da Cultura.
O projeto, apresentado pela Braskem, conta com apoio do Ministério da Cultura e da Secretária de Cultura do Estado, através da Lei Rouanet e da Lei de Incentivo à Cultura.
O ônibus que se transforma em sala de cinema estará estacionado na Estação das 10h às 17h. A entrada do ônibus foi projetada para ser uma grande casa do João-de-Barro, onde os espectadores, além de assistirem ao filme, também participarão de várias atividades.
“A ideia é difundir a consciência ecológica e despertar na criança e no jovem todo seu potencial de agente transformador para que leve para dentro das famílias a importância de uma vida sustentável, gerando resultados para o meio ambiente e mais economia para as famílias”, explica o responsável pelo projeto, Airton Soares.
“João Ambiente, Construindo uma Casa Sustentável para Todos Nós” é um projeto de educação ambiental itinerante, criado no Rio Grande do Sul, que pretende atingir pelo menos 20 mil alunos de escolas públicas e mais de 500 mil pessoas em todo Brasil. Idealizado a partir de um filme de 15 minutos, elaborado cuidadosamente com uma linguagem atual e divertida, que mistura animação, atores reais e game, o projeto utiliza diferentes ferramentas para abordar temas como preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia, entre outros assuntos do universo ambiental.