Iniciada a comemoração da Independência do Brasil

Patriotismo. Fogo simbólico da Pátria foi aceso durante uma solenidade na Praça Rui Barbosa na manhã de ontem

Foi acesa, na manhã de ontem, a centelha do fogo simbólico da Pátria, que dá início às atividades alusivas à independência do Brasil, em 7 de setembro. A estrutura foi trazida pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, em cima de uma viatura da Brigada Militar. O prefeito em exercício, Carlos Eduardo Müller, acendeu a chama. Ele destacou a importância de fazê-lo no coração da cidade, que é a praça Rui Barbosa. “É um orgulho imenso”, ressaltou.

Para o diretor de Cultura, Marcelo Mello, o momento marca o início de um período importante aos brasileiros, que culmina com o desfile das escolas da cidade. “Todo ano, alguns personagens da nossa história são lembrados durante os festejos. Em 2017, o falecido músico Darney Lampert e a empresa L.F de Oliveira são os homenageados”.

Segundo a chefe escoteira Vanessa Santana, do grupo Acácia Negra, é dever, tanto dos escoteiros quanto dos demais patriotas, cuidar da estrutura em que a chama é acesa. Por isso que, até as 17h de ontem, quando a centelha foi levada à Estação da Cultura, dois escoteiros permaneceram posicionados ao lado dela. João Pedro Gadini e Anita Klaus, ambos com 11 anos, foram os primeiros a honrar a posição. Eles estão ansiosos também pelo desfile do mês que vem e celebram a oportunidade de preservar o símbolo.

Na cerimônia, estavam presentes também policiais militares do 5º Batalhão da Brigada Militar, representantes da Biblioteca Municipal Hélio Alves de Oliveira e autoridades do Executivo e do Legislativo. A banda marcial da Escola Municipal Dr. Walter Belian se apresentou no encerramento da atividade.

Últimas Notícias

Destaques