HM recebe palestra sobre doação de órgãos

A equipe do HM Regional participou de palestra sobre doação de órgãos, marcando a Semana da Enfermagem. A atividade ocorreu na última quarta-feira, 16, e foi organizada pelo projeto Cultura Doadora e pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).

A agenda dá continuidade ao trabalho iniciado em 2018 no município que aumentou em 62% a captação de órgãos, passando de zero para 28 órgãos na região e realizados 17 transplantes. “O resultado foi obtido com o engajamento de toda a comunidade com suporte do Jornal Ibiá e outros meios de comunicação locais”, destaca a coordenadora do projeto Cultura Doadora, Glaci Borges.
Na formação, realizada por Glaci, foi destacada a importância da profissão, que compõe 70% das equipes que atuam em transplantes. A transplantada renal Adriana Teles integrou o encontro dando seu depoimento. Temas como morte encefálica, atuação das Organizações de Procura de Órgãos, abordagem empática com familiares de potenciais doadores foram alguns dos temas tratados.

A coordenadora do projeto afirma que o balanço da formação foi positivo. “A capacitação de mais profissionais da saúde é fundamental e deveria ser continuada, para que a engrenagem da doação até o transplante funcione de forma impecável, salvando mais vidas, levando mais qualidade de vida a tanta gente e, consequentemente, diminuindo a lista de espera”, conclui Glaci.

Últimas Notícias

Destaques