Grupo arrecada doações para o Natal da Irmã Maria Enilda

Solidariedade. Crianças de toda a cidade são beneficiadas com a ação

Em novembro publicamos a história da Irmã Maria Enilda Dambroz, que durante 32 anos atuou em Montenegro ajudando na construção de uma cidade melhor. Uma de suas ações, que continua até hoje, é o Natal das Crianças. Há cerca de 37 anos ela iniciou esse plano, e agora um grupo de voluntários continua com essa festa, e buscam alegrar a vida de centenas de crianças nessa época tão especial.

Irmã Maria Enilda (ao centro) e grupo de voluntários no Natal

A expectativa é alcançar o maior número possível de bairros, espalhando alimentos, brinquedos e muito amor. O grupo realiza o Natal entre os dias 16 e 23, normalmente começando pela Unidade de Educação Infantil Nilton Moreira, mais conhecida como Creche Trilhos.

Maria Verene da Silva é uma das voluntárias que iniciou o trabalho natalino com a Irmã, e conta que foi em 1982 que essa ideia teve inicio. “Meu filho fez 37 anos, e na época estava como menino Jesus. Nós passávamos tempos antes do Natal fazendo bolachinha em casa, preparando pacotinho, era muito legal”, conta. Segundo ela, teve um ano que o grupo recebeu um boi de doação para o Natal, ele foi preparado e distribuído para crianças de cinco bairros da cidade.

“Ela [Irmã Maria Enilda] deseja que o Natal das crianças não pode parar, eu tive câncer e tive que me afastar. Ano passado não pude fazer, mas esse ano estou de novo”, fala Maria Verene. Nas festas de Natal os voluntários fazem cachorro-quente, suco e distribuem brinquedos, e a moradora do bairro Centenário garante que é satisfatório ver a alegria da criançada. Neste ano a organização pede ajuda com doação de alimentos e brinquedos, para tornar possível o Natal para todos os pequenos.

Outro voluntário e participante do grupo original é Inácio de Paula Filho. Para ele, é gratificante ir distribuindo presentes em todos os bairros. “Eu acho muito bom ir pelos bairros, teve um ano que fomos com carrinho-de-mão distribuindo cachorro-quente em todas as vilas, dávamos para toda a família”, conta. De acordo com ele, em Natais anteriores o grupo conseguia trazer a grande idealizadora da idéia, que hoje mora em Porto Alegre, porém nos últimos anos tem ficado difícil. “Mas ela sempre acompanha de longe, um dos desejos dela é que o Natal das Crianças não pode parar”, completa.

Como colaborar
Os interessados em contribuir com o Natal das Crianças podem entrar em contato com a equipe de organização através dos telefones (51) 9 98707895 e 9 99688262. Além disso, as doações podem ser entregues na rua Vereador João Vicente, n° 193.

Últimas Notícias

Destaques