Garantias de diretos dos idosos é tema de encontro

A IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa abordará os desafios do envelhecimento e o papel das Políticas Públicas

Com expectativa de receber cerca de 100 participantes, na próxima quarta-feira, 7, acontece a IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O encontro conta com uma programação repleta de atividades, entre elas palestras, ginásticas, almoço e debates, entre outras.

Neste ano, o evento tem como objetivo propiciar uma reflexão sobre as estratégias para garantia dos direitos fundamentais da pessoa idosa no contexto atual do Brasil. Para a Secretária do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Guacira de Freitas, essa é uma grande oportunidade para discutir questões relacionadas à qualidade de vida dessa parcela da sociedade.

“O número de idosos no país é cada vez maior, por isso, buscamos através desse encontro conscientizar as pessoas sobre a importância de ter uma vida ativa nessa fase e, principalmente, garantir direitos essenciais”, disse Guacira. “A partir desse evento iremos levar as demandas para uma próxima etapa, o que mais tarde poderá resultar na criação de leis.”

Na avaliação do membro da CMI e integrante da comissão do evento, Manoel Bruno Negruni, algumas mudanças entre os temas comumente debatidos são nítidas. “Antes, falávamos muito sobre questões emocionais dos idosos, porém, hoje em dia nosso foco principal é destacar a importância de mantê-los ativos na melhor idade”, salientou Negruni.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Montenegro e será realizado na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 8h.

Confira a programação
Manhã
8h – Credenciamento (inscrição gratuita);
8h30min – Abertura;
8h45min – Leitura do Regimento Interno;
9h – Palestra com Joana Finkelstein Veras, Secretária da Saúde do RS e representante do Conselho Estadual da Pessoa Idosa. Tema: direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Educação: assegurando direitos e emancipação humana. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas;
10h – Intervalo com apresentação Canto Coral Sesc-RS;
10h15min – Ginástica laboral com a colaboração do Sesc Montenegro e Coffee break;
10h20min – Palestra com o advogado Gerson Lutz Hallam;
11h – Palestra com a psicóloga e psicanalista Paulina Pölking. Tema: envelhecer com qualidade de Vida;
12h – Intervalo para almoço;
Tarde
13h30min – Oficinas Temáticas sobre os temas abordados no turno da manhã e ginástica laboral com o Sesc Montenegro;
15h – Intervalo;
15h15mim – Apresentação das oficinas e escolha dos delegados para a VI Conferência Estaduais da Pessoa Idoso;
17h – Encerramento.

Últimas Notícias

Destaques