A noite do dia 12 de julho foi marcada pela entrega dos recursos às entidades contempladas com o Fundo Social, em um evento na Associação da Água, em Teutônia. Representantes de todas as entidades beneficiadas pelo Fundo estiveram presentes, assim como autoridades municipais e regionais, conselheiros e coordenadores de núcleo, diretores e equipe de colaboradores da Sicredi Ouro Branco.
Montenegro, Brochier, Salvador do Sul, Pareci Novo, Harmonia e Triunfo estiveram entre os contemplados. Conforme o diretor executivo da Cooperativa, Neori Ernani Abel, o Fundo Social é oriundo de parte dos resultados líquidos do ano de 2017, ou seja, quanto mais a cooperativa cresce e se desenvolve, mais a comunidade é beneficiada. “Com certeza esta entrega fará a diferença para as comunidades que poderão usufruir de benefícios em melhorias de estruturas e ações de desenvolvimento social e humano”, destaca.
Nas assembleias 2018 da Sicredi Ouro Branco, os associados destinaram parte do resultado da cooperativa para a criação do Fundo Social, que objetiva apoiar projetos de interesse coletivo, através de entidades sem fins lucrativos e associadas à cooperativa, que atuam na região da Sicredi Ouro Branco, que abrange 21 municípios dos Vales do Taquari e Caí.
O Fundo Social é destinado para projetos das áreas educacionais, culturais, esportivas, de sustentabilidade ambiental, de segurança e de saúde. Nesse primeiro ano, as entidades realizaram a inscrição de 125 projetos, sendo que coube aos Coordenadores de Núcleo de cada agência, representando os mais de 60 mil associados, a definição dos projetos contemplados, aos quais a cooperativa destina o valor de R$ 400 mil, conforme aprovados nas assembleias.
Dos projetos inscritos, 92 serão beneficiados com os recursos do Fundo Social neste ano de 2018, sendo que destes, 29 foram aprovados na sua totalidade e 63 foram aprovados de forma parcial.