Fórum de Desenvolvimento Regional inicia pesquisa sobre o mercado de trabalho na região

Iniciativa está sendo realizada pela ACI Montenegro/Pareci Novo

O Fórum de Desenvolvimento Regional do Vale da Felicidade iniciou uma pesquisa de mercado para identificar lacunas e propor ações que desenvolvam o mercado de trabalho a nível regional. A demanda foi identificada dentro das discussões da 1ª edição do evento, que aconteceu em outubro de 2022, na ExpoACI.

“Observamos uma demanda muito grande de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, vimos um número grande de pessoas em busca de oportunidades sem conseguir uma recolocação”, afirma Fabrício Coitinho, coordenador do Fórum. Conforme Coitinho, outra característica bastante citada durante as discussões do evento foi a alta rotatividade de profissionais, seja por pedidos de demissão ou não enquadramento nas necessidades das empresas.

Diante do cenário identificado, teve início o trabalho de pesquisa sobre o mercado de trabalho do Vale da Felicidade. “O objetivo da pesquisa é entender o que as empresas do Vale da Felicidade estão buscando nos profissionais e, ao mesmo tempo, trazer luz ao que as pessoas buscam e o que as fazem ficar nos seus empregos por mais tempo”, explica Coitinho.
A realização do trabalho é da ACI Montenegro/Pareci Novo, com a coordenação da empresa Didata e apoio das ACIs, Sindilojas e CDLs da região. O processo de coleta dos dados teve início no dia 20 de julho e segue até 31 de julho. Durante os meses de agosto e setembro serão tratados os dados para a divulgação do relatório em outubro.

A coleta de dados acontece através de links distribuídos via e-mail, aplicativos de mensagem e redes sociais, além de ligações telefônicas. Como o objetivo é levantar as necessidades de empresas e de profissionais, duas pesquisas estão sendo feitas simultaneamente. Uma delas voltada a empresários e profissionais de Gestão de Pessoas, onde as perguntas buscam entender os desafios das empresas. O outro questionário busca mostrar ao mercado o que as pessoas esperam das empresas.

“É extremamente importante que as pessoas participem massivamente dessa etapa de coleta de informações para que as ações a serem tomadas no futuro sejam cada vez mais assertivas”, enfatiza coitinho. Dentro do relatório, além da divulgação das tendências e necessidades do mercado, algumas sugestões de ações com potencial de impactar positivamente o mercado de trabalho do Vale da Felicidade serão feitas.

Últimas Notícias

Destaques