Natal é Arte. Atividades levaram centenas de pessoas para celebrar a vida e a magia da época
Uma das datas mais especiais e mágicas do ano está chegando e nada mais justo do que comemorar em grande estilo. Nesse fim de semana, os montenegrinos tiveram a chance de comemorar o Natal adiantadamente em um local público e seguro: a Estação da Cultura. Promovido pela Prefeitura de Montenegro, o Natal É Arte tem o apoio de diversos parceiros, que juntos ajudaram a tornar esse momento um pouquinho mais especial para toda a comunidade.
As apresentações tiveram início em grande estilo já na sexta-feira, 13, com o espetáculo de Ballet “O Quebra-Nozes”, apresentado por alunos e professores de Dança da Fundação Municipal de Arte (Fundarte). Em uma apresentação cheia de luzes, cores, e performances, os movimentos leves e sincronizados encantaram a quem olhava. Ao todo foram 86 bailarinos, com idades de 4 até 35 anos.
O espetáculo começa com Clara e seu presente de Natal, um soldadinho de madeira que serve para abrir nozes. À noite, ao som das 12 badaladas do relógio, ratos aparecem por todos os lados. Em meio a essa invasão, o boneco de Clara ganha vida e mostra-se um exímio soldado. Ao longo da apresentação, diversas cenas e movimentos que faziam com que o público não tirasse o seu olhar do palco.
Apesar do ventinho fresco da noite, muitas cadeiras ocuparam espaço no pátio da Estação. Com os olhos vidrados no palco estavam Rosângela e Betina Luft, mãe e filha, que chegaram às 20h em ponto para aproveitar a chance de assistir ao “O Quebra-Nozes”. Betina, 16, conta que fazia Ballet quando criança, com uma das professoras que se apresentaram e que foi emocionante ver o espetáculo. “Sinto saudades quando vejo. Dá vontade de voltar a dançar”, fala.
As duas já avaliam positivamente a experiência do Natal é Arte na cidade. “Gostamos bastante do espetáculo, muito lindo. E achei legal ser em um local aberto como a Estação”, diz Rosângela.
Papai Noel encantou o público
Na noite de sábado, 14, centenas de pessoas estiveram na Estação da Cultura para prestigiar as apresentações da Orquestra Jovem do RS, do grupo Voice In e do concerto do Projeto Cultura na Estação. A atração principal, no entanto, chegou ao local no final das apresentações. Aguardado com ansiedade pela criançada, o Papai Noel apareceu por volta das 22h30min e fez a alegria da garotada.
Anderson Nunes e Vanessa Galiano foram “convidados” pelo filho Vicente Nunes para acompanhar a chegada do Bom Velhinho. “Ele (Vicente) nos convidou para vir, estava muito ansioso para ver o Papai Noel. Montenegro não oferece muitos eventos, por isso temos que valorizar quando são organizados eventos como esse, em um espaço muito bom para as crianças, que podem se divertir com segurança. Há duas décadas tinha programação natalina todos os anos, mas com o tempo essa tradição foi se perdendo”, salienta Anderson.
Essa época do ano também é muito aguardada na casa de João Vitor Santos, que levou a filha Sofia Santos à Estação para prestigiar as apresentações e a chegada do Papai Noel. “Particularmente, adoro essa época, é uma energia muito boa. As crianças curtem. Minha filha quis decorar logo a casa, montar a árvore de Natal. Ela que teve a ideia de vir para ver o Papai Noel”, destaca.
Música boa e interação
A música é capaz de muitas coisas, dentre elas emocionar, relembrar momentos e criar novos laços. Para fechar o fim de semana em grande estilo, na noite de domingo, o Natal é Arte teve o show de Kleiton e Kledir. Mesmo com o tempo duvidoso, chovendo ocasionalmente, o público se fez presente e cantou junto com a dupla os seus maiores sucessos, como “Deu pra ti”, “Vira virou” e “Corpo e Alma”.
Com a energia eletrizante, os dois músicos relataram o prazer que é sempre estar em Montenegro. O mesmo sentimento foi de quem lá estava curtindo o show, como Mariana de Vargas e Margaret Jung. Mãe e filha adoraram a possibilidade de ver o show deles na Estação da Cultura e se programaram para não perder.
Mariana conhecia a dupla, mas nunca tinha visto ao vivo, e nada mais justo que ser em companhia da mãe, Margaret, que apresentou a música deles para ela. “Quando eles começaram a carreira eu acompanhei junto, e ela curtiu comigo. Eu ia nos shows deles quando era mais nova, lembro que o primeiro show que eu fui deles foi no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, eu era moça ainda”, conta.
A programação do Natal é Arte ainda continua. No próximo sábado, 21, ocorre o Concerto de Natal na rua da Praia, em frente à Catedral São João Batista, a partir das 20h, com corais e músicos locais. O trenzinho de Natal também está percorrendo a cidade, com saídas da Praça Rui Barbosa, das 15h até as 23h, até o dia 22 de dezembro.