Época é de confraternização, mas também reflexão
Época de fim de ano é tempo de comemorações, mas também de refletir. É a hora em que, além de projetar novas metas para o ano seguinte, se faz uma parada para pensar na trajetória do período que finda. Desafios são constantemente lançados, problemas superados e momentos de alegria e tristeza ocorrem todos os dias na vida de cada um. Deixando para trás neste dia 31 as coisas ruins, bom é comemorar as vitórias.
Dar a atenção necessária às metas atingidas que premiam o esforço e a dedicação depositada é também preparar-se para 2020. Abaixo, veja algumas histórias de pessoas que realizaram sonhos e objetivos em 2019, um ano que marcou suas vidas.
Casamento e novo integrante na família
Maria Eduarda Ramos da Silva Marques, 19 e Arilson Marques Monteiro, 22, têm um belo motivo para fechar 2019 com chave de ouro. Ou melhor, dois. Além de terem se casado nesse ano, Eduarda deu uma grande notícia ao marido: está grávida! Ela comenta que os sentimentos são múltiplos. “É bem louco, até porque quando eu era mais nova eu nunca imaginei isso”, pontua.
Eduarda explica, ainda, que apesar de a gravidez não ter sido planejada, o casamento sempre foi. “Às vezes parecia até que não ia acontecer porque né, dois jovens pagando o próprio casamento é um desafio e até hoje não caiu a ficha de que deu tudo certo”, conta. O desafio foi superado e a futura mamãe agradece pelo ano que se vai. “Sou muito grata por tudo que aconteceu nesse ano, foi surpreendente”, finaliza.
Casa própria
Jaqueline Porto Menezes, 30, e o marido Jhonatan Guilherme Reck, 26, tiveram o ano da realização de um sonho. “Foi um ano de muito trabalho, abdicamos muitas coisas como momentos em família e amigos para nos dedicarmos à construção do nosso sonho: nossa casa”, explica.
Jaqueline conta que um dos maiores desafios foi a questão financeira, assim como a escolha dos profissionais que os ajudariam nessa empreitada. “Para economizar, construímos uma boa parte e decoramos com as nossas próprias mãos e isso foi incrível, pois nosso foco e amor pelo nosso lar só aumentou” afirma.
Ela comenta, ainda, que a ansiedade era grande, até porque o plano do casal era realizar a mudança antes do Natal. Tudo deu certo e as obras continuam. “Graças a Deus no final de novembro conseguimos nos mudar para a casa nova. Estamos muito felizes pela conquista, mas a obra ainda não acabou. Vamos aproveitar as férias para descansar e em 2020 tem mais”, finaliza, realizada.
Primeiro emprego
Ainda muito jovem Mayara Silva, 16, teve em 2019 uma das melhores experiências de sua vida. Foi nesse ano em que ela comemorou ter sua primeira experiência profissional. “Depois de três entrevistas e nada, eu consegui”, ressalta. Seu emprego era em uma hamburgueria de Montenegro e ela afirma ter sido muito feliz lá, levando boas lembranças para 2020.
“Eu ajudava a montar os hambúrgueres. Foi muito bacana para mim e não só pelo salário. Mas sim também porque não era muito puxado e os donos e colegas de trabalho sempre me trataram muito bem, foram muito atenciosos”, relembra. Como todo ciclo que finda, Mayara não trabalha mais no local, mas leva para o ano que vem o aprendizado, responsabilidade e maturidade para abrir outras portas.
A sonhada CNH
Maxwell Gallas, 19, também tem seu motivo para comemorar. Há cerca de quatro semanas pôde ter em mãos sua esperada carteira de motorista. Apesar de muito grato, ele conta que dirigir nunca foi um sonho até se concretizar. Após isso sim, foi como a realização de um grande desejo.
“Eu não sabia dirigir até começar a ter as aulas práticas de direção. Não via nada demais. Mas depois de pegar minha carteira, eu quero dirigir para tudo quanto é lado. O sentimento de ter conseguido e de ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é maravilhoso, sensação de liberdade, de ir e voltar para algum lugar”, pontua.
Ingresso na faculdade
Victória Fischer, 19, atingiu uma de suas principais metas nesse ano. Após passar no vestibular na UCS. “É uma realização pessoal muito grande poder entrar na faculdade já no ano seguinte em que terminei no Ensino Médio”, afirma.
Cursando Contábeis, ela comenta que o ano trouxe dificuldades, mas acredita que tudo acontece por um motivo e que os bons momentos precisam ser relembrados nessa época do ano. Para o ano de 2020, Victória quer manter atenção em suas metas e continuar adquirindo muito conhecimento.