A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que deu fim à fila de espera para a realização de tomografias, nesta semana. Após inúmeras reuniões e pedidos, o setor conseguiu 180 cotas do exame – com ou sem contraste – que são realizadas na cidade de Parobé.
Para realizar o procedimento, os pacientes agendados estão sendo levados pelo Serviço de Remoções da SMS e alguns, inclusive, se deslocam com seus próprios veículos. A secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, destaca que o setor estava com dificuldades no acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Desde junho de 2016, vínhamos acumulando uma fila de espera para os pacientes que necessitavam do serviço”, lembra a titular da pasta.
Os pacientes que foram referenciados à Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo pelo sistema AGHOS, deverão realizar seus exames dentro dos serviços especializados/hospitais a que estão relacionados. Além disso, a secretária frisa que o Hospital Montenegro (HM) oferta aos municípios uma cota SUS mês, porém é insuficiente para toda demanda.
De acordo com Ana Maria, o órgão segue na busca, junto à 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), para conseguir estas cotas tão necessárias aos usuários que recebem a prescrição deste tipo de exame – que não pertence à Atenção Básica e é de competência do Estado ofertar. “O mais importante para a Secretaria foi zerar esta fila de espera, pois entendemos que o acesso à especialidade precisa ser garantido aos nossos usuários, e a gestão municipal não mede esforços para que o usuário possa ter acesso aos exames especializados”, finaliza Ana Rodrigues.