O projeto João Ambiente fará um roteiro especial nas escolas de Montenegro de 6 a 11 de agosto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Braskem. A ação surge em parceria com a secretaria de Educação do município, promovendo questões de sustentabilidade e preservação ambiental através de filmes educativos.
Alunos de seis escolas receberão a visita do ônibus adaptado para 32 espectadores assistirem às sessões de cinema. Um documentário, de 52 minutos, será exibido na exposição itinerante, destinada aos estudantes. O filme aborda, de forma didática, as principais questões sustentáveis, entre elas a preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia e demais relações dos humanos com o meio ambiente.
O ônibus tem características curiosas que fazem a experiência ser ainda mais bacana. A entrada do veículo, por exemplo, é uma grande casa do pássaro João de Barro. Além disso, os espectadores fazem parte de várias atividades e ações: palestra de apresentação do tema, do personagem João Ambiente e o motivo da escolha do João de Barro como inspirador do personagem principal da história.
O veículo é adaptado para os mais variados públicos. A responsabilidade ambiental também é percebida no ônibus, que tem neutralização de carbono, utiliza somente biodiesel e papeis de reflorestamento, bem como há a separação do lixo e recebe materiais biodegradáveis e destinação correta de resíduos sólidos e líquidos para a aplicação das ações.
Serão três sessões por turno. O filme percorrerá um circuito de exibição itinerante destinado a crianças, jovens, estudantes das escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao final do percurso, o projeto João Ambiente vai percorrer 30 cidades.
Confira o roteiro por escola
06/08 (manhã e tarde) – Emei Emma Ramos de Moraes e Emef Ana Lemos.
07/08 (o dia todo) – Escola Walter Belian.
08/08 (manhã) – Emef´s Manoel José da Motta, Militão José de Azeredo, Carolina Augusta Brochier Kochenborger e Jacob Haubert.
08/08 (tarde) – Emef Carlos Frederico Schubert.
09/08 (o dia todo) – Emef Professora Maria Josepha Alves de Oliveira.
10/08 (dia todo) – Emef Bairro São Paulo.
11/08 (manhã) – Emef Pedro João Müller.
11/08 (tarde) – Estação da Cultura, para as famílias e alunos da Emei Tio Riba, Emei Gente Miúda, além das escolas Álvaro de Moraes e Manoel de Souza.