Escolas de Montenegro recebem obras de Aldyr Schlee

Cultura. Ação da Braskem busca incentivar o resgate da história e cultura do Estado

Escritor, jornalista, tradutor, desenhista e professor universitário. Essas eram algumas das facetas de Aldyr Garcia Schlee. Na noite dessa segunda-feira, 16, foram entregues exemplares do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-rio-grandense, juntamente com o livro “Os 20 melhores contos de Aldyr Garcia Schlee”, para 20 escolas de Montenegro. A ação ocorreu no Espaço Braskem, na Estação da Cultura.

O dicionário, patrocinado pela Braskem, é fruto de uma pesquisa de Aldyr sobre expressões a partir das obras de importantes autores do universo do Pampa. Fruto de sua maior ambição, em dois volumes, o Dicionário faz um registro aprofundado e atualizado da fala do homem do Pampa gaúcho e da sua manifestação na cultura pampeana.

Aldyr Schlee deixou um grande legado relacionado à literatura uruguaia e gaúcha, à identidade cultural e às relações fronteiriças

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Braskem, João Freire, a empresa busca oportunizar o acesso ao projeto que conta a história do Schlee, para compartilhar com as escolas, uma junção de cultura com educação. “Hoje em dia, motivar uma criança não é fácil. Então, qualquer coisa que a gente faça, é mais um motivo para a criança parar e entender a história, e os valores do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento dela”, diz.
Uma das escolas presentes, a diretora da EMEF Bello Faustino Dos Santos, Maristela Santos da Silva, recebeu com alegria as obras que serão surpresa para os alunos. “É muito importante trabalhar a leitura em sala de aula com as crianças, e já que a gente tem a oportunidade de estar aqui prestigiando, o objetivo é levar as obras dos autores para o horário de leitura deles”, conta.

Exposição aberta em sua homenagem
“Você já leu um livro de Aldyr Garcia Schlee?” essa pergunta é um dos motes da exposição “Uma terra só”. Nesta segunda-feira, 16, ocorreu a abertura da exposição, em homenagem ao autor.
Na mostra, que segue no Espaço Braskem até o dia 19 de setembro, das 8h30min às 16h30min, o público conhece um pouco da vivência do escritor através de suas fotografias. As visitas devem ser agendadas através do e-mail [email protected]. Schlee faleceu em novembro do ano passado e deixou um vasto legado relacionado à literatura uruguaia e gaúcha, à identidade cultural e às relações fronteiriças.

Últimas Notícias

Destaques