OPORTUNIDADE foi promovida pela FGTAS/Sine com diversos parceiros
“Tenho vontade de me inscrever nos sites para tentar uma oportunidade de trabalho como Jovem Aprendiz, principalmente do Senac. Sempre pesquisei sobre como fazer e agora vou conseguir fazer minha inscrição”, conta, entusiasmo, Marco Antônio dos Santos Machado, aluno do 9º ano da escola Delfina Dias Ferraz.
Assim como ele, outros estudantes que buscam ingressar no mercado de trabalho através de programas de contratação, tiveram a oportunidade para sanar dúvidas e captar dicas importantes. A possibilidade surgiu durante a “Ação Jovem”, iniciativa promovida pela a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) Sine em parceria com CIEE, Senac e Senai.
A “Ação Jovem” ocorreu em todas as agências do FGTAS do Estado. Em Montenegro, o encontro com o público-alvo foi no período da tarde. Alunos das escolas São João Batista e Delfina Dias Ferraz foram convidados a participar de um bate-papo na agência do Sine. A ação teve foco turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e as séries iniciais do Ensino Médio, pois tratam-se de jovens que já podem participar dos contratos de Menor Aprendiz.
“Optamos por esse público porque muitas vezes os jovens vêm à agência do Sine e não têm informações sobre quais são as entidades que fazem contrato de Menor Aprendiz, quais entidades promovem cursos que se encaixam na aprendizagem. A gente sempre orienta a procurarem o CIEE, Senac, Senai”, explica Lucimara Pires Francisco, assistente administrativa da FGTAS Sine.
Informações valiosas para quem busca a primeira oportunidade
Durante as atividades, os alunos receberam informações sobre a importância da qualificação diante da competitividade do mercado de trabalho. A ênfase foi dada aos contratos de Menor Aprendiz como uma oportunidade para os jovens vivenciarem e experimentarem as áreas que desejam seguir no futuro.
Entre as orientações passadas esteve a necessidade de ter a documentação em dia e em mãos. Conforme Lucimara, muitas vezes, as empresas não podem esperar semanas para que o candidato providencie os documentos necessários. Identidade, CPF, título eleitoral, certificado de alistamento militar, endereço, caderneta de vacinação em dia, histórico escolar e comprovante de endereço foram discutidos como elementos indispensáveis para o sucesso na busca por vagas de trabalho.
A equipe também compartilhou dicas para se destacar em entrevistas, incentivando os jovens a pesquisar sobre as empresas e a adaptar seu comportamento de acordo com o ambiente de trabalho. Conforme a assistente administrativo da unidade, o projeto “Sine na Escola” da FGTAS também trabalha para estender essas informações para outras escolas do município, permitindo que mais jovens possam se beneficiar dos conhecimentos adquiridos.
Alunos que não puderam participar da ação têm a oportunidade de se informar até o final do mês na agência Sine, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Além disso, podem se cadastrar no sistema do Ministério do Trabalho para concorrer a vagas de trabalho.
Rafaela da Silva, 14 anos, também do 9º ano, expressou seu plano de compartilhar as informações com sua família e de se inscrever em oportunidades oferecidas pelo Senai e CIEE. “Pretendo me inscrever no Senai e no novo site do CIEE”, acrescenta a estudante.
Entidades parceiras
Bruna Fink, representante do CIEE, enfatizou que os jovens são os protagonistas em sua busca por oportunidades e desenvolvimento profissional. “O CIEE trabalha com programas de estágio e aprendizagem.Viemos divulgar essas oportunidades e dizer para os jovens que tudo depende da vontade e iniciativa deles. CIEE, Senai e Senac estão aqui para auxiliar eles no processo, mas o primeiro passo deve ser dado por eles”, diz Bruna. “Acredito que todos os jovens que aqui estiveram são diferenciados por que estão dando o primeiro passo em busca de colocação no mercado de trabalho”, acrescentou.
“É uma iniciativa muito importante por que esses jovens são o futuro do mercado de trabalho. Através dessaação a gente incentiva, explica como eles vão chegar até as empresas, comércio ou indústrias, que oportunizam vagas”, concluiu Ana Cláudia Mottin, agente de relacionamento com mercado pessoa física do Senai.