Um engenheiro civil da 11ª Superintendência do Daer/Lajeado, a pedido da Prefeitura de Montenegro, fez vistoria na ponte condenada sobre o arroio Montenegro, próximo ao Cais do Porto das Laranjeiras. Segundo o governo local, Luiz Fernando de Souza teria constatado que, visualmente, a parte estrutural principal não sofreu danos. Isso permite analisar a possibilidade de reutilização desta estrutura.
A Administração Municipal reitera que, assim como sua equipe havia verificado anteriormente, o especialista em pontes concluiu que parte da estrutura da parede de alvenaria em pedra grés e vigas de concreto armado de uma das cabeceiras foram rompidas. Esse dano foi causado devido ao acúmulo de sedimentos em sua fundação no leito do arroio, provavelmente ocasionada pela vazão das cheias.
“Não queremos cometer equívocos como já vistos no passado do município”, declarou o prefeito Kadu Müller. Ele apontou ainda que as providências em relação a estrutura estão evoluindo de maneira pontual, e neste sentido a presença do engenheiro irá auxiliar muito para os próximos passos.
A ponte na estrada Tio Manduca, que leva ao Balneário Municipal Affonso Kunrath, segue bloqueada. O engenheiro Souza também percorreu trecho da ERS-124, entre RSC-287 e Estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho, no bairro Estação. Ele reiterou a intenção do Daer em promover melhorias nas laterais do trecho de aproximadamente 5 quilômetros.