Em situação de rua, artesãos buscam o abrigo das marquises

Galeria na Osvaldo Aranha, entre Ramiro e Capitão Cruz, é um dos pontos

Os donos de lojas e funcionários da Galeria Via Verde, na Rua Osvaldo Aranha, foram pegos de surpresa por algumas pessoas que, em situação de rua, buscaram abrigo para passar a noite na parte coberta da entrada do prédio. Em pelo menos dois dias, cerca de cinco indivíduos passaram a noite no local.

O Jornal Ibiá tentou, sem sucesso, entrar em contato com eles. De acordo com frequentadores da galeria, eles seriam “andarilhos” que comercializam, durante o dia, artigos artesanais pelas ruas da cidade. Sem terem um local apropriado para dormir, tiveram que optar pela cobertura no Centro. “Aparentemente eles não têm maldade, não fazem mal para ninguém”, afirma a responsável por um dos estabelecimentos, que pediu para não ser identificada.

A comerciante conta que todos saíram tranquilamente, sempre que eram alertados, no horário de abertura da galeria. Percebe, no entanto, que a área pode vir a ser prejudicada pela prática. “Dá uma má impressão para quem está chegando, como um cliente novo, por exemplo. Sem falar no mau cheiro que fica por ali. A gente tem uma moça que faz a limpeza do prédio e ela acaba tendo que limpar”, relata.

Contatada sobre a questão, por intermédio da assessoria de comunicação (Acom), a Assistência Social do Município mandou um servidor ao local para verificar a situação dos indivíduos e suas necessidades. Na data da visita, porém, nenhum deles havia passado a noite na galeria. A diretora Leila Ternes trocou contato com um dos estabelecimentos para que seja avisada caso a ocorrência se repita.

Leila aproveitou para averiguar outra situação que lhe foi denunciada. A de que uma senhora estaria dormindo na Praça Rui Barbosa, tendo levado, inclusive, um roupeiro para o local. Ali, foram encontradas algumas caixas de madeira no meio das árvores, mas não havia ninguém. “Retornaremos em outras ocasiões para verificar a veracidade da denúncia e fazer os devidos encaminhamentos”, afirmou a diretora, por meio da assessoria.

Últimas Notícias

Destaques