Acolhendo a solicitação de Dom Paulo De Conto, de poder contar com a colaboração de um Bispo Coadjutor, o Papa Francisco nomeou o reverendo padre Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, como Bispo Coadjutor na Diocese de Montenegro. A confirmação veio através de comunicado oficial da Santa Sé e da Nunciatura Apostólica no Brasil, publicada no Jornal L’Osservatore Romano. Atualmente, padre Carlos Rômulo é Vigário Geral da Arquidiocese de Pelotas-RS.
O Bispo Coadjutor colaborará no governo pastoral de Dom Paulo De Conto até o momento de sua renúncia, que ocorrerá no próximo mês de outubro, por ocasião de seu 75º aniversário, conforme orientações do Código de Direito Canônico. A partir da renúncia, Dom Paulo torna-se Bispo Emérito da Diocese de Montenegro, e Dom Carlos Rômulo assume como novo Bispo Diocesano.
Padre Carlos Rômulo Gonçalves e Silva nasceu em 24 de janeiro de 1969, em Piratini. Estudou o 2º grau no Seminário São Francisco de Paula, em Pelotas (1985-1987), Filoso0fia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (1988-1990) e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI (UCPel) (1991-1994). Cursou Mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2002-2004). Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1994. Na Arquidiocese de Pelotas, exerceu os cargos de Assistente do Seminário Menor, Assistente do Propedêutico e Assistente da Filosofia, Vigário Paroquial, Pároco e Reitor do Seminário, Coordenador das Missões Populares e do Serviço de Animação Vocacional. Atualmente, é Vigário Geral da Arquidiocese de Pelotas, responsável pela Pastoral no Colegiado e coordenador do Curso de Teologia (UCPel) e da Escola Diaconal Arquidiocesana.
Palavra do Bispo Coadjutor
“Desde o momento que tomei conhecimento de que o Santo Padre, o Papa Francisco, me chamava para caminhar convosco, compartilhando o pastoreio desta amada e jovem Igreja, o meu coração e o meu pensamento estão voltados para vós. Assim como acolhi o chamado do Senhor, a trabalhar na sua Vinha, no ministério sacerdotal, acolho o chamado ao serviço da unidade, para animar e confirmar a vossa caminhada eclesial: É com alegria que se serve o Senhor!