Na Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Laurinda Leindecker, o Dia das Crianças se transformou em uma atividade que extrapola a data de 12 de outubro. No sábado, 6, a direção da escola, com professores e funcionários, realizou a Festa da Alegria. Nesta semana, brinquedos infláveis também estarão à disposição dos pequenos.
No sábado, a atividade contou com uma apresentação de teatro, encenada pelos próprios professores, mostra de trabalhos literários, com base no livro Parque Di Versos, do escritor montenegrino Carlos Fernando Leser, a participação da livraria Intelectual, divulgação do concurso do Garotinho e Garotinha, desfile das equipes da gincana e muitas brincadeiras, além de guloseimas que tornaram o evento ainda mais gostoso.
Conforme a diretora Rossana Hernandez, na ocasião, os pais têm a possibilidade de conferir o resultado dos trabalhos feitos por seus filhos. Ao todo, 13 estandes foram montados para possibilitar a visualização dos projetos elaborados com base nos poemas do livro Parque Di Versos. “Cada turma deu um enfoque ao poema que escolheu. No caso dos legumes, eles trataram sobre a alimentação saudável”, explica a diretora. “Essa festa é o nosso presente para eles”, acrescenta.
As atividades de integração são destacadas por mães como Paula Ruiz, de 25 anos. “Essa é a melhor escola que meus filhos já estudaram até agora. A diretora sempre promove eventos que envolvem os pais”, diz. Já Luiza Habech,43, avalia a importância do incentivo a leitura promovido pela escola. “Eu acho muito importante para o desenvolvimento deles. Aqui eles têm acesso ao ‘mundo’ literário. Meu filho ficou feliz quando compramos o livro para ele”, acrescenta.
Garotinho e Garotinha da escola foram conhecidos durante a festa
O concurso que elegeu o Garotinho e a Garotinha da EMEI Maria Laurinda Leindecker ocorreu por meio da venda de votos. Desde o mês de junho, várias famílias incentivaram suas crianças a vender os votos. Contudo, os pequenos foram orientados para saber que o importante da competição é a participação, ou seja, o envolvimento com a atividade. Para deixar isso ainda mais claro aos pequenos, a direção da escola entregou um mimo de participação para os 17 inscritos no concurso.
Mas quem se destacou na venda de votos e conquistou os títulos de Garotinho e Garotinha foram Miguel Scheneider, de 3 anos, e Ana Laura da Silva, 5. Miguel está na EMEI há apenas cinco meses, mas sua mãe, Joseane Avila Martins, 39, afirma que já nota mudanças significativas no comportamento do pequeno. “Desde que ele veio para cá, se desenvolveu muito. No início eu não queria colocar o Miguel na creche, mas meu marido me alertou sobre a importância da integração com as outras crianças”, conclui.