Descarte Correto arrecada três toneladas de lixo

Moradores descartaram eletrônicos de forma adequada e, ao mesmo tempo, ajudaram na preservação ambiental

Ontem foi dia de fazer aquela limpeza em casa e destinar corretamente o que já não tem serventia. O Descarte Correto realizado na escola do bairro Cinco de Maio encheu três caçambas de caminhão — cada uma com cerca de uma tonelada. Vidros, rádios, pilhas, baterias, computadores e televisores foram os produtos mais descartados. O assessor especial Marcos Guarani, da Secretaria de Meio Ambiente, garante que tem ocorrido a descentralização do projeto, que conta com o apoio das secretarias de Educação e Cultura e de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania. “Nesta edição está acontecendo aqui no bairro. Na próxima é provável que volte à Praça Rui Barbosa, mas em outubro pretendemos levar à Costa da Serra para atender também o interior”, diz.

Clóvis Mendel, 61 anos, aproveitou o dia para se desfazer de alguns objetos. Fones de ouvidos, CPUs de computadores entre outros eletrônicos que não funcionam mais, foram levados até a escola. “Essa campanha é muito boa, porque a gente tem onde descartar. E também passa a ter uma preocupação maior com a natureza”, destaca.

Vale lembrar que o encaminhamento desses materiais pode ser feito durante o ano direto na sede da empresa que recolhe os resíduos, a Telemonte. O proprietário, Jandir Giaretta, lembra que a empresa fica na estrada Maurício Cardoso, 8351. Além dos eletrônicos, a companhia também aceita vidros e planeja receber móveis, como sofás e mesas de madeira. “Nós queremos acabar com esses depósitos irregulares e, ao mesmo tempo, preservar o nosso meio ambiente, reutilizando muitos materiais”, afirma.

 

Últimas Notícias

Destaques