Fogos de artifício podem deixar cães e gatos agitados, com medo e estressados
O Réveillon está chegando e alguns cuidados são necessários com cães ou gatos. O que pode ser festividade para você, pode ser um vilão para seu animal de estimação, como, por exemplo: ceias e fogos de artifício. Confira algumas dicas para manter seu pet tranquilo e sem riscos.
Vai viajar com pet?
Planeje a viagem com um roteiro que consiga incluir o seu pet e pense em qual tipo de transporte irá usar. Caso utilize um automóvel, cães devem usar cintos de segurança e os gatinhos precisam ser transportados em caixas apropriadas. Assim como quem viaja com crianças, com pets é preciso lembrar de fazer mais paradas, oferecer água e ficar atento às vacinas. Antes de iniciar a viagem é bom pesquisar por veterinários que estarão atendendo no período e local. Assim, em caso de urgência, você não entra em desespero.
Ceia
Eles pedem, a gente fica com dó e acaba oferecendo parte da ceia aos bichinhos. Eles ficam bastante felizes, mas acabam tendo a saúde prejudicada. O principal perigo é o chocolate, que pode ser tóxico para cães e gatos, já que o cacau possui teobromina – substância que pode gerar vômitos e diarreia. A dica é comprar petiscos específicos.
Fogos de artifício
A queima de fogos de artifício pode deixar cães e gatos agitados, com medo e até estressados. Oferecer petiscos com triptofano podem proporcionar mais tranquilidade ao animal, mas o importante mesmo é proporcionar bem-estar. Se possível, deixe o animal em um local fechado e onde o som não chegue com tanta intensidade. Alguns, mais assustados podem tentar fugir e depois não saber voltar para casa, então cuidado. Mas evite deixar com coleira com guia porque o animal pode se enrolar e acabar se machucando.
Vai viajar sem o pet?
Dependendo da viagem é melhor não levar o animal. Porém, é preciso analisar as melhores saídas para ele ter segurança e você tranquilidade nestes dias. Estude opções de hospedagem para cães e gatos ou pet sitter. Se houver alguém de confiança disponível, chame um amigo ou familiar para cuidar na residência, assim ele não sai do ambiente conhecido. Deixe brinquedos disponíveis e confira as telas para que ele não saia.
Cuidado com o calor
Estamos vivendo dias de muito calor. E isso gera problemas também ao pet. Em especial se você não estará em casa para perceber que ele não está bem. Se deixará alguém cuidando do seu animal, ainda mais se ele não tem bichinhos, lembre-o de deixar água fresca sempre disponível e de não sair para passear entre as 10hs e 15hs. Você não quer encontrar seu pet com as patinhas queimadas ao retornar do feriado, né?
Se seu pet tem pelo curto, pelagem branca ou mucosas claras, passe protetor solar, mas use o específico para pets. Para quem levará o animal na viagem de carro um lembrete importante é jamais deixar o pet sozinho preso no veículo. Num local diferente do dia a dia é fácil se distrair e esquecer seu companheiro e eles podem se sufocar.