Nesta quarta, 25, a XI Conferência Municipal de Assistência Social levou os assistentes sociais da cidade ao plenário da Câmara de Vereadores. Aberto ao público em geral, o evento teve como temática “A Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. No evento, foram debatidas e articuladas novas propostas para a área, para que o governo, sociedade civil organizada e cidadãos decidam as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos.
Na abertura, o prefeito de Montenegro, Kadu Müller (SD) destacou a importância do trabalho dos assistentes sociais na cidade. “Não é um trabalho que está exposto, é um trabalho silencioso e árduo de ser feito. Porque você está dentro de zonas de vulnerabilidade, muitas vezes você tem que resgatar e aconselhar pessoas a não ir pelo caminho errado, e o desafio é muito grande.”
Durante a primeira parte da abertura, foi lido o regimento interno da conferência, que mostrou as diretrizes para a realização do evento e da eleição de delegados representando o município na XIII Conferência Estadual de Assistência Social. Logo após, ocorreram três palestras focadas nos três eixos temáticos do evento: Direito à Assistência Social, Gestão, Execução e Financiamento da Política de Assistência Social e Participação e Controle Social. Na parte da tarde, as atividades foram concentradas na formação de grupos de oficinas temáticas, para definição de propostas para a área, com apresentação e deliberações logo após.
Na plenária final, houve a escolha de oito delegados, oficiais e suplentes, que representarão a cidade na Conferência Estadual, que acontecerá em novembro. Os delegados da cidade levarão as decisões da conferência municipal a nível estadual, onde serão discutidas e apresentadas em plenária.