Entrega das redações pelas escolas pode ser feita até dia 15 de setembro
O concurso de redação “Desafios e possibilidades da pessoa com deficiência”, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdped), estimula as escolas a refletirem sobre o tema em sala de aula, dentro da proposta de educação inclusiva. Esta é a primeira edição.
Para a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Smec) e integrante do Comdped, Giane Campiol, a iniciativa busca envolver as instituições nas atividades da Semana com Deficiência. “Queremos debater este tema nas escolas, uma vez que temos muitas crianças que possuem alguma deficiência, transtorno ou dificuldade”, explica.
Podem participar do concurso os alunos do 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais e estaduais, além da rede privada. “O concurso exige uma reflexão sobre como o jovem, enquanto estudante, se sente incluído no ambiente escolar ou na sociedade”, acrescenta Giane.
Cada aluno poderá participar com um texto, que deverá ser dissertativo-argumentativo, narrativo ou descritivo. O concurso tem duas etapas, cada uma com premiação e regulamentações específicas. A primeira etapa será a entrega da redação pelos alunos aos professores, texto que deve ser manuscrito e com 20 a 40 linhas. A redação deve ser feita em sala e os textos produzidos serão julgados pela direção. O vencedor de cada escola será classificado para a próxima etapa.
A segunda etapa será a fase municipal, onde o texto vencedor de cada escola passará por um novo julgamento e será escolhido o melhor trabalho entre todos os educandários. Nesta etapa, os textos deverão ser digitados e impressos. Dentro do envelope da redação, deve estar outro, menor, com ficha identificando o título da redação, nome do autor e a escola de origem, bem como o texto original.
O vencedor da primeira etapa recebe medalha e o grande vencedor, além da medalha, brinde surpresa.