151 redações foram selecionadas, envolvendo 40 escolas
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Curso de Ciências Contábeis, através do seu projeto de Extensão do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF); o Sindicontábil Vale do Rio Pardo e o Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul; realizaram nessa quinta-feira, dia 3, a entrega da premiação da 10ª Edição do Concurso de Redação “Tributação e Cidadania”. O concurso deste ano teve como temática “A Função Social do Tributo”.
Segundo um dos coordenadores da atividade, o chefe do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc, Ricardo André Machado, 151 redações foram selecionadas, envolvendo 40 escolas. “Participaram desta atividade aproximadamente 500 jovens e professores de 23 escolas de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Vera Cruz e Venâncio Aires. O Comitê Tributário agradece e parabeniza todos os alunos participantes.”
A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unisc, Melissa Teresa Kanitz, destacou a necessidade de falar sobre a função social do tributo, tema deste ano. “O tributo é definido como uma obrigação imposta pela União, estados e municípios que faz com que as pessoas físicas e empresas recolham valores financeiros que posteriormente serão utilizados para financiar políticas públicas em diversas áreas, como a saúde. Sabemos que temos inúmeras demandas e necessidades que precisam e que são atendidas por meio do recolhimento desses tributos”, disse.
“Nesse ano, particularmente, com a catástrofe climática que assolou o nosso Estado, percebemos o quão importante é ter acesso aos recursos públicos para satisfazer as necessidades básicas e imediatas da população”, acrescentou Melissa.
Já a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, avalia a proposta como louvável por ser possível entender a importância de pagar os impostos, de entender que a destinação desses tributos é fundamental. “A partir do princípio de que é pela educação que conseguimos transformar as pessoas e as pessoas conseguem transformar o entorno, o ambiente onde vivemos, é que esse evento, e todas as ações que antecedem esse momento da premiação, são fundamentais.”