Comércio e serviços públicos têm alteração durante a enchente

Nesta sexta-feira, 3, começa a emissão dos atestados para trabalhadores que tiveram ou têm de faltar ao serviço por causa da enchente. Os interessados devem procurar o Centro Administrativo, na Rua Ramiro Barcelos, 2993, para obter o documento. O atendimento começa às 8h.

Ônibus
As linhas urbanas estão circulando sem interrupção, mas com alterações em seus trajetos.
No Centro, os ônibus sobem a rua São João, ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, e seguem pela Apolinário de Moraes, realizando uma parada no Hospital Montenegro. Depois, seguem pela volta do Morro São João e passam pela rua Ernesto Popp.

A linha Senai/Cinco de Maio ingressa na Via II, enquanto a linha Germano Henke vai até o Desco Atacado e ingressa pelo centro da Timbaúva. O retorno é pelo trajeto considerado normal – pela volta do Morro –, descendo pela rua Osvaldo Aranha e dobrando na esquina da rua Capitão Cruz.

A Vimsa suspendeu a circulação dos ônibus para Porto Alegre e São Leopoldo, devido aos bloqueios nas rodovias. Também há suspensão nas linhas de Serra Velha e Santos Reis.

Sine
Atendimento suspenso nos dias 2 e 3 em razão das fortes chuvas. Segue o atendimento nos canais digitais, através do chat disponível no site da FGTA. É possível consultar as vagas de emprego no App Sine Fácil e pedidos de seguro desemprego podem ser encaminhados pelo App Carteira de Trabalho Digital.

Rede bancária
Sicredi – Atendimento presencial suspenso na agência do Centro. Alternativa é usar os canais digitais. Na agência do bairro Timbaúva haverá atendimento normal nesta sexta-feira, 3.

Banrisul – Atendimento presencial suspenso na agência de Montenegro. Atendimento segue pelo app Banrisul e Home Banking. O Pague Fácil Banrisul Árvore de Ouro também está com atendimento suspenso em razão da enchente.

Supermercados também registraram filas de pessoas

Caixa Econômica Federal – Atendimento presencial suspenso na agência de Montenegro. Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais. As lotéricas Timbaúva, Progresso e Premius seguem atendendo normalmente.

Santander – Atendimento presencial suspenso na agência de Montenegro. Alternativa são os canais digitais.

Banco do Brasil – Atendimento presencial suspenso na agência de Montenegro. Alternativa são os canais digitais.

Bradesco – Como medida preventiva de segurança, a agência de Montenegro está fechada temporariamente. O Bradesco orienta que os clientes da região utilizem os canais digitais do banco pelo aplicativo ou Internet Banking.

Itaú – O Itaú Unibanco informou que, devido às fortes chuvas, a agência de Montenegro está temporariamente fechada. Clientes que necessitam de atendimento presencial podem se dirigir à unidade mais próxima, localizada na Av. Brasília, 454, em Portão. A instituição ressalta que todos os serviços estão disponíveis nos canais digitais.

Decreto limita combustíveis
O prefeito Gustavo Zanatta assinou na tarde dessa quinta-feira, 2, um decreto limitando a cinco litros por veículo os abastecimentos de combustíveis nos postos de Montenegro. A medida visa evitar a falta do produto para os carros e caminhões empregados no resgate e atendimento às vítimas da enchente.

Os principais postos de combustíveis da cidade tiveram movimento intenso durante a tarde dessa quinta. Com a alta procura, alguns locais já apresentam a falta de combustíveis, e não há previsão de reabastecimento em razão da interrupção do trânsito na BR-386 e ERS-240.

“Além de tirar o combustível dos veículos empregados para socorro, essa movimentação nos postos gera grandes transtornos”, disse Zanatta. “Nesse momento, preservar vidas é o foco. Vamos nos colocar no lugar dos flagelados e colaborar”, pediu o prefeito.

Abastecimento de água
A cheia do Rio Caí compromete o funcionamento das duas estações de tratamento de água da Corsan e, consequentemente, o fornecimento para o município. A ETA 2 está parada desde a manhã de quarta-feira, 1º, pois o sistema de bombeamento que faz a captação de água bruta está submerso. Já a ETA 1 parou de operar pela falta de energia elétrica, sem previsão de restabelecimento.

Nestas condições, não há previsão de normalização do abastecimento. Equipes da Corsan estão monitorando a situação para verificar possíveis soluções, a fim de minimizar o impacto à população.

Energia elétrica
RGE informa que não há previsão para desligamento total da rede em Montenegro. Qualquer informação oficial sobre o assunto será divulgada por meio da assessoria de empresa.

A declaração da RGE vem em resposta às especulações que circularam na cidade sobre possíveis interrupções no fornecimento de energia. Caso haja alguma necessidade de desligamento programado, os moradores serão previamente informados.

A energia foi desligada nas áreas de enchente. Nesses locais, a empresa informou que a luz só será estabelecida quando houver melhores condições de segurança. Sobre a falta de energia na ETA 1 da Corsan/Aegea, a concessionária disse que a rede elétrica que abastece o local já opera normalmente.

Rede de Saúde
Os postos de saúde dos bairros Industrial e Santo Antônio estão com atendimento suspenso em razão de alagamentos. As unidades de saúde do interior também estarão fechadas nesta sexta-feira, 3. Os demais postos de saúde seguem com funcionamento normal.

O Hospital Montenegro informou que está com quadro de funcionários reduzido em razão da impossibilidade de muitos colaboradores comparecerem ao trabalho. Por isso, a orientação é procurar a casa de saúde apenas em casos de emergência.

O Hospital Unimed Vale do Caí informou que se reprogramou para priorizar o atendimento de urgências. Ações foram tomadas para adequar o consumo racional dos recursos, como água e alimentos, por exemplo. Além disso, é recomendável buscar atendimento presencial somente em caso de urgência e emergência. Para demais situações, a recomendação é o serviço de Telemedicina através do site: https://unimed.me/047/telemedicina. Para Clínica Médica, a telemedicina funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já para pediatria, os horários são das 19 horas à meia-noite (diariamente) e das 12 às 14 horas (de segunda à sexta-feira).

Aulas
As redes municipal e estadual têm aulas suspensas nesta quinta e sexta-feira em razão da enchente. Na rede municipal, uma análise será realizada no fim de semana para decidir se segue a suspensão a partir de segunda-feira.

Colégio Sinodal: aulas suspensas até que haja condições de retorno à escola, que se encontra em área de enchente.

Instituto São José: aulas suspensas nesta quinta e sexta-feira.
Escola Sesi: aulas suspensas nesta quinta-feira e sexta-feira.
Fundarte: não terá aulas e atividades nos dias 02 e 03 de maio.

Comércio
O movimento também tem sido constante nos supermercados. O pedido de lojas e supermercados é para que os clientes não comprem produtos em excesso para que todos tenham acesso a alimentos e itens de primeira necessidade. Em razão da falta de funcionários, que não estão conseguindo se deslocar, também é possível que haja alguma lentidão no atendimento nas lojas. Confira como fica o atendimento em alguns dos principais comércios da cidade:

Supermercado Via II –José Luiz
Sem atendimento em razão da enchente

Supermercado Via II – Buarque de Macedo, Estação e Timbaúva
Segue atendimento normal

Supermercado Centenário
Segue atendimento normal

Supermercado Mombach – Centro, Timbaúva e Centenário
Segue atendimento normal

Armazém Schneider
Segue atendimento normal

Casa Ritter – Padaria e Confeitaria
Segue atendimento normal

Mercado das Frutas
Segue atendimento normal

Vantajão Atacado
Segue atendimento normal

Distribuidoras de água
Sem o abastecimento de água da Corsan/Aegea, a procura foi grande nessa quinta-feira, 2, nas distribuidoras de água da cidade. Algumas delas, inclusive, já apresentam falta de água e não terão entrega nessa sexta-feira, 3.

Bomba de captação da Corsan (ETA 2) ficou inundada

coleta de Lixo
Com a falta de passagem para Capela de Santana, onde fica a estação de Transbordo, a coleta de lixo em Montenegro está suspensa enquanto a situação permanecer desta forma. O pedido é que a população evite colocar o lixo para fora nestes dias.

Últimas Notícias

Destaques