Começa convocação para revisão de aposentadoria por invalidez

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deve começar, este mês, um novo pente-fino para revisar as aposentadorias por invalidez no país. Será foco da operação quem recebe o benefício há mais de dois anos sem revisão e tenha menos de 60 anos de idade. Além disso, fica de fora da fiscalização o segurado que já tenha completado 55 anos e recebe a aposentadoria há, no mínimo, 15 anos.

A medida faz parte de um movimento do governo federal para rever todos os benefícios oferecidos e, assim, tentar economizar financeiramente. Desde o início do ano, já está em andamento a revisão dos auxílios-doença e dados Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) demonstraram que, dos mais de 200 mil benefícios já revistos, 180 mil foram cancelados. Estima-se que, com esse trabalho, R$ 2,6 bilhões por ano sejam economizados.

Quanto aos aposentados por invalidez, que marcam a segunda fase do pente fino, não há ainda data específica para o início da revisão. Quem receber a carta de comunicação, a ser enviada a partir deste mês, terá cinco dias úteis para ligar para o 135 (número da central de atendimento do INSS) e agendar sua perícia. O Ministério estima que 1,04 milhão de pessoas sejam convocadas nesta fase.

Últimas Notícias

Destaques