Como forma de minimizar o acúmulo de lixo ocorrido pelo abandono da coleta seletiva por parte da Ecosul Ambiental, empresa que mantinha um contrato emergencial com a Prefeitura de Montenegro, o Executivo montenegrino realizou entre a noite de terça-feira, dia 4, e a madrugada desta quarta-feira, dia 5, um mutirão para coleta de lixo. Durante a ação foram retiradas 80 toneladas de lixo das ruas da cidade. Desde as 6h desta quarta-feira uma nova equipe está nas ruas para dar prosseguimento aos trabalhos.
A operação da noite de ontem contou com a participação de cerca de 60 pessoas entre detentos do regime semiaberto, servidores e voluntários e deu prioridade para a coleta nos pontos onde havia maior acúmulo de lixo. Os resíduos recolhidos estão sendo levados para a antiga área de transbordo do Município. De lá, eles serão levados pela empresa que vier a assumir a coleta seletiva na cidade até o aterro de Minas do Leão.
A Prefeitura também pretende anunciar nesta quarta-feira o vencedor da seleção de um novo prestador de serviço de coleta seletiva na cidade. 15 empresas apresentaram propostas para o Executivo. A expectativa é que essa nova empresa assuma os trabalhos na quinta-feira, dia 6. Ontem, foi dado início ao processo de rescisão do contrato da Ecosul.
Novo mutirão será realizado na noite desta quarta-feira
Dando andamento aos trabalhos, a Prefeitura prepara um novo mutirão para a noite desta quarta-feira. A força-tarefa, cujo trabalho está previsto para iniciar às 19h, será desenvolvida pela secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e com apoio da Guarda Municipal. De acordo com o secretário de Viação e Serviços Urbanos, Neri de Melo Pena, o Cabelo, a atuação ganhará reforço de mais caminhões para agilizar e facilitar o trabalho dos que farão o recolhimento.
“O mutirão de ontem conseguiu deixar a cidade em uma situação melhor. A ideia é manter a limpeza no Centro e nos bairros até a contratação da empresa”, salienta o secretário. O diretor de Limpeza Pública, Manoel Eliseu Selbach, o Zeu, destaca que, neste momento, é importante a cooperação da comunidade para facilitar o trabalho dos servidores. “Se as pessoas puderem largar seus lixos nos contêineres, facilitará muito o nosso trabalho de coleta”, enfatiza. Ao longo do dia de hoje uma equipe reduzida está realizando a coleta de lixo em alguns pontos da cidade.