Coelho vivo não é brinquedo

Páscoa. É preciso refletir muito antes de comprar ou adotar um coelho

“Com a Páscoa se aproximando, a minha preocupação com a compra compulsória e irresponsável de coelhos aumenta”, afirma Liliane Porto, idealizadora do grupo Coelhos MGO. Eles estão ganhando espaço entre os humanos, mas é fundamental ter consciência de que ter um desses orelhudos é diferente de conviver com um gato ou cachorro como pet. “A interação deles com sua família de humanos vai depender da personalidade. Alguns são amorosos, outros, mais assustados”, resume.

Ela observa que ainda há muita desinformação sobre esse assunto, o que leva muitas pessoas a comprarem coelho por achá-los fofinhos, mas ignoram os cuidados que precisam. E a situação se agrava neste período do ano, quando há pessoas que optam por dar um coelho vivo de presente. Liliane afirma que a estimativa é que cerca de 90% dos coelhos comercializados nesta época não completarão um ano de vida, embora possam viver até cerca de 10 anos.

A voluntária alerta que eles precisam de atendimento veterinário especializado, geralmente não gostam de colo ou de serem manuseados. Ao sentirem-se ameaçados, usam os dentes e as unhas para se defender. “Coelhos e crianças juntos, somente com a supervisão de um adulto”, frisa.

Devido à compra por impulso e a desinformação, muitos coelhos são abandonados pouco depois da Páscoa. Por isso a necessidade de refletir muito antes de comprar ou adotar um deles. E se for para dar a alguém, procure saber se a pessoa que vai ganhar o presente quer e está preparada para cuidar do animal. Na dúvida, o melhor é comprar um de chocolate ou de brinquedo.

Para auxiliar as pessoas que pensam em ter um coelho como pet, Liliane idealizou o grupo Coelhos MGO. Através da rede social Facebook, os integrantes trocam informações, esclarecem dúvidas, postam fotos e, esporadicamente, promovem encontros.

Saiba Mais
– Coelhos vivem entre oito e 10 anos, o que torna a adoção um compromisso de longo prazo. Eles exigem cuidados veterinários regulares, muitas vezes de especialistas, o que gera custos.
As costas de um coelho são muito frágeis e uma pequena queda pode lhe causar sérios ferimentos. Por isso, coelhos não são aconselhados para crianças pequenas.
– Coelhos são roedores. Cabos e fios espalhados pela casa serão certamente alvo de seus dentes, podendo trazer prejuízos financeiros, além do risco de morte dos mesmos pela eletricidade.
– A reprodução de um coelho é muito rápida. Sua puberdade ocorre a partir dos 120 dias de vida e sua gestação tem duração de apenas 28 dias. Em uma única ninhada, nascem de sete a 12 filhotes e a fêmea volta a entrar no cio 14 dias após o parto. Por isso, coelhos precisam ser castrados por veterinários com conhecimentos específicos de sua anatomia.
– Como todo animal, o coelho precisa de comida e água, mas feno é importante para eles também. Podem ser treinados para defecarem em locais específicos, como uma caixa de areia, mas esta deve ser constantemente limpa

Últimas Notícias

Destaques