Centro Geriátrico Arcanjo Miguel: cuidados, acolhimento e diversão aos idosos

Hospedagem diurna aposta na atenção personalizada aliada ao vínculo familiar

Obras feitas pelos idosos são expostas pelo Centro

Há cerca de um ano e três meses, Montenegro recebeu um novo empreendimento voltado à melhor idade. O Centro Geriátrico Arcanjo Miguel, situado na rua Assis Brasil, 1859, é uma hospedagem diferenciada, que oferece cuidados de enfermagem, acompanhamento nutricional, atividades recreativas e de interação para os idosos durante o dia, firmando ainda o convívio familiar.

Formada em Ciências Contábeis e Gestão Financeira, Cátia Rodrigues conheceu a técnica de Enfermagem Ângela Dahmer em atividades voluntárias e, desde então, despertou a vontade de criar um novo espaço em Montenegro. Com experiências anteriores em suas áreas, as duas juntaram forças para criar o Centro Geriátrico Arcanjo Miguel, que atualmente conta com 12 idosos atendidos, entre fixos e diárias.

Diferente de um lar definitivo, o Centro-dia funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e os idosos ainda podem escolher entre ir todos os dias, ou por diárias, quando o familiar está ocupado, por exemplo. “Aqui eles não dormem, é um espaço para eles interagirem, para eles resgatarem a parte social, de convivência com outros idosos, para serem estimulados”, diz Cátia.

Cátia Rodrigues e Ângela Dahmer buscam ser um diferencial em atendimento aos idosos na cidade

Com um acompanhamento pleno, os idosos contam com uma equipe de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, e recreacionista. A semana de quem ali participa é repleta de atividades e surpresas, desde pinturas, artesanato, colagens, até jogos, música e passeios na cidade e fora.

“A gente faz rodas de chimarrão, eles contam as suas histórias e interagem bastante. Temos atividades externas, e já levamos eles para o Parque Centenário, e para outras cidades como Pareci Novo, pois eles adoram flores. Gostamos de fazer esse tipo de atividade para eles poderem passear e teren uma experiência diferente”, diz Ângela.

O dominó chama a atenção na hora dos jogos

Com o foco em oferecer uma estrutura com cuidados de saúde juntamente com o vínculo familiar que permanece nos outros turnos, o Centro Geriátrico Arcanjo Miguel valoriza as atividades em prol do bem-estar dos idosos. “Muitos familiares relatam que a melhora é muito grande. Eles ficam mais ativos em casa, mais dispostos, porque como eles passam o dia sendo estimulados, isso coloca eles em atividade, estimula a parte cerebral”, relata a técnica de enfermagem.

Passeios na cidade e em outros municípios oportunizam novas experiências

Para quem tiver interesse em oferecer uma oportunidade de saúde e vida-ativa para o seu familiar idoso, basta entrar em contato pelos telefones 99730-3146 ou 99902-0140. O Centro Geriátrico também possui perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.

Últimas Notícias

Destaques