Cavalos só desfilam após apresentação dos exames de saúde

A informação que já vinha sendo divulgada pela Administração Municipal de Montenegro foi reforçada após reunião junto à Inspetoria Veterinária Estadual. A Comissão Executiva da Semana Farroupilha 2019 informa que os Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e aos tradicionalistas que irão desfilar com cavalos no 20 de Setembro devem cumprir as exigências do desfile com os animais. Os proprietários e cavaleiros precisam apresentar os exames de negativas para diversas doenças equinas na data do desfile, para o veterinário responsável. A apresentação da documentação e dos exames tem como objetivo garantir a saúde dos animais presentes no evento. Outras informações sobre as documentações podem ser obtidas com a Inspetoria Veterinária Estadual pelo 3632-1211.

No caso da anemia infecciosa equina e do mormo, são exigidos exames negativos originais, com data de coleta de amostras realizadas no máximo 180 dias antes do 20 de setembro de 2019, para animais provenientes do Rio Grande do Sul. Para animais provenientes de outros estados, a data da coleta de amostras deve ser realizada no máximo 60 dias da data do desfile.

Quanto à influenza equina, é necessário atestado de vacinação, no qual deve constar a resenha do animal, número do lote da vacina, sua partida e data de validade, bem como a data da realização da vacina, selo da vacina ou assinatura e carimbo de médico veterinário. Após a realização da vacina, há um prazo de carência para que possa ocorrer a movimentação do animal para eventos/competições, sendo este de 21 dias após vacinação. A validade da vacina é de um ano a partir da data de aplicação, no Estado do Rio Grande do Sul, para fins de movimentação de equídeos. O vencimento da vacina deve ser posterior ao dia 20 de setembro de 2019.

Últimas Notícias

Destaques