As comemorações em honra ao Santo Guerreiro, promovidas pelo Grupo de Cavaleiros de São Jorge, iniciaram na manhã deste sábado, dia 30, em Montenegro. A primeira procissão deste final de semana resgatou a história do meio de transporte e de trabalho que alicerçou a agricultura e o comércio no Vale do Caí, reunindo 42 carros de boi.
A 12º Carreteada de São Jorge saiu da Comunidade Católica de Costa da Serra, cortou pelas estradas vicinais, e retornou à Igreja de São Jorge pela ERS-411. Agricultores de várias cidades da região participam. A maioria inclusive ainda usa a força do boi em suas pequenas propriedades, seja para lavrar a terra quanto como meio de locomoção.
A festa segue neste domingo, dia 1º de maio, com a 16ª Cavalgada de São Jorge. Até este sábado, os organizadores do festejo, integrantes do Grupo de Cavaleiros, Vilson Alex Holderbaum; Valdair Oliveira e Valmir Cruz, já somavam 76 cavalarianos inscritos. A procissão montada sairá as 9 horas da Fazenda Scherer (Atanásio), que fica as margens da ERS-411, antes do centro da comunidade.
Para participar é preciso apresentar Guia de Transporte Animal (GTA) e exame negativo para presença do Mormo. O destino final é a sede social ao lado da Igreja de São Jorge. Assim que a comitiva chegar, inicia um torneio de laço com vaca mecânica, com inscrição no valor de R$ 30,00 a dupla. Ao meio-dia terá almoço, vendido na hora por R$ 35,00. O evento somente será cancelado se houver chuva torrencial ou temporal. (RE)