Recurso será usado na instalação de novas turmas na Maria Josepha de Oliveira, da localidade de Porto dos Pereira
Situada na localidade de Porto dos Pereira, a 20 quilômetros do centro da cidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Josepha Alves de Oliveira será ampliada. O projeto de lei que autoriza a Prefeitura a aplicar R$ 336 mil nas obras será votado na sessão desta quinta-feira à noite na Câmara de Vereadores.
Segundo o prefeito Kadu Müller, a instituição precisa ampliar sua área física porque, gradativamente, está ocorrendo o aumento de turmas de anos finais: sexto e sétimo anos em 2018; mais sexto, sétimo e oitavo anos em 2019, completando o nono ano em 2020. “Essa ampliação dos anos finais do Ensino Fundamental em Escola do Campo atende à Estratégia 2.21 da Meta 2 do Plano Municipal de Educação: garantir a construção e ampliação de escolas de Ensino Fundamental completo no Campo, conforme demanda das comunidades, com apoio financeiro da União”, explica o chefe do Executivo na mensagem justificativa.
Para destacar a importância da ampliação do educandário, a Administração Municipal ressalta que a Maria Josepha atende a alunos do campo, do seu entorno, que até então se deslocavam para a Escola Dr. Walter Belian, a qual, segundo o Executivo, atualmente, tem quase excedido o número de matrículas no seu zoneamento.
O projeto teve aprovação unânime na Comissão Geral de Pareceres, que analisou a matéria nesta terça-feira. O resultado deve se repetir durante a votação em plenário. A sessão inicia às 19h, na Usina Maurício Cardoso.
OUTRAS VOTAÇÕES
– Projeto de lei 016/18, do vereador Talis Ferreira (PR): denomina a antiga Estrada Maurício Cardoso, localizada no bairro Faxinal, de Estrada Augusto Wilibaldo Atkinson;
– Projeto de Lei Complementar 093/18, de autoria do Poder Executivo, que visa instituir Gratificação para Atestado de Óbito em Domicílio para Profissional Médico do Serviço Municipal de Saúde, nos casos em que o óbito ocorrer na residência, sem médico assistente.
Vereadores homenageiam a Comauto pelos 60 anos
A Câmara de Vereadores promove uma sessão solene nesta quinta-feira (25), em homenagem aos 60 anos da empresa Comauto. A iniciativa é do vereador Felipe Kinn da Silva (MDB), que a oficializou através de requerimento aprovado por unanimidade pelos colegas. É a ele que caberá o discurso em nome do Poder Legislativo.
Em sua justificativa, o autor cita a importância da concessionária da marca Volkswagen como geradora de empregos, impostos e renda em Montenegro e nas cidades do entorno “A empresa também está presente em diversas ações sociais”, acrescenta Felipe Kinn.
Fundada em 1958, a Comauto atende a diversas cidades da região. Conta com filiais em Portão, São Jerônimo e Bom Princípio. Só na agência de Montenegro, são mais de 60 colaboradores diretos. Conforme a gerente financeira, Marjorie Biehl, a transformação da estrutura física e a profissionalização do empreendimento iniciaram em 2007, quando seu tio, João Fernandes de Souza, assumiu a direção. Após ampla modernização na estrutura física, as instalações passaram a ter nível mundial, homologado pela Volkswagen. Localizada às margens da RS-240, a Comauto trabalha com a comercialização de veículos novos da Volkswagen e seminovos de diversas marcas.
A sessão solene está marcada para as 19h, e será aberta ao público, na Usina Maurício Cardoso, sede da Câmara de Vereadores.