Câmara de Vereadores encerra o ano prestando três homenagens

Unidade de saúde e duas ruas receberão nomes de figuras conhecidas

Ao encerrar as atividades de 2018 nesta quinta-feira, a Câmara Municipal deve votar três projetos de lei com homenagens a figuras conhecidas da cidade, falecidas recentemente. O nome do médico ginecologista Pedro Puzyna vai batizar a unidade de saúde que funcionará dentro do Parque Centenário, a partir de uma iniciativa da vereadora Rose Almeida (PSB). Já o advogado Gilberto Gehlen e o radialista Luiz Argenti Pereira vão emprestar seus nomes a duas ruas nos loteamentos Campos Altos e Moradas da Glória, ambos no bairro Senai. As sugestões são do vereador Cristiano Braatz (MDB).

Nas três matérias, os autores afirmam que as homenagens se justificam, por conta da dedicação destes profissionais a seus ofícios e também por seu envolvimento em causas sociais e comunitárias. Além de um reconhecimento, o “batismo” tem caráter prático, especialmente quando se trata de ruas. O nome facilita a localização de endereços e contribui para o trabalho de carteiros e outros profissionais de entregas.

Para a vereadora Rose, Puzyna foi mais do que ginecologista e obstetra. “Soube ser médico e amigo, o que trazia confiança às pessoas, fazendo com que atendesse a várias gerações de uma mesma família. Seu lema era servir bem ao seu semelhante. Entregava-se de corpo e alma à assistência aos seus pacientes”, relata. Segundo a autora, em 44 anos de profissão, dos quais 42 em Montenegro, o médico dedicou-se ao nascimento de mais de 10 mil crianças

Sobre o advogado Gilberto Gehlen, o vereador Cristiano Braatz ressalta que, além de sua atuação no Direito, ele se dedicou a manter uma das mais tradicionais empresas da cidade, a Gráfica Gehlen, um negócio bem sucedido que vem rompendo gerações e se mantém em atividade. Quanto a Luiz Argenti Pereira, cita que foi uma pessoa muito conhecida na área das comunicações, pela condição de locutor na Rádio América, por muitos anos, e como radioamador. “Ele tinha contato direto com autoridades e entidades representativas do município e um grande carisma. Estava sempre disposto a colaborar com quem necessitava de auxílio”, ressalta.

Os três projetos devem ir a votação nesta quinta e, após aprovação, seguem para sanção pelo prefeito Kadu Müller, a quem caberá a publicação da lei. A sessão da Câmara começa às 19h na Usina Maurício Cardoso, no Cais do Porto, e é aberta à comunidade.

Onde ocorrerão as homenagens
Pedro Puzyna – unidade básica de saúde construída no interior do Parque Centenário.
Gilberto Gehlen – Rua número 01 do Loteamento Campos Altos, com início na Rua Campos Neto, sem saída, localizada no bairro Senai. Na placa, constará “Advogado e Empresário”.
Luiz Argenti Pereira – Rua número 03 do Loteamento Moradas da Glória, com início na Rua Capitão Ney Tavares de Andrade e seu final na Rua 02 do mesmo loteamento, no bairro Senai. Na placa, constará “Radialista e Radioamador”.

Quem são os homenageados?
Luiz Argenti Pereira nasceu no dia 20 de abril de 1934, na cidade de Batatais (SP), filho de Luiz Pereira e Margarida Argenti Pereira. A família mudou-se para Montenegro quando seu pai faleceu em um acidente aéreo e, como os avós maternos residiam aqui, decidiram migrar. Casado com Anilda Inácia da Silva Pereira, Luiz teve seis filhos.

No dia 19 de março de 1950, o homenageado começou um trabalho de ajudante de pedreiro na construção da escada de acesso ao auditório e ao estúdio da Rádio Sulina Ltda. Após o término da obra, Argenti foi treinado pelos técnicos Siro Alfredo Hass e José Kusirat como operador de som. Em maio, a rádio entrava no ar em caráter experimental. Em 17 de junho de 1950, quando a emissora entrou oficialmente no ar, Luiz Argenti estava na primeira transmissão, feita diretamente do baile da rádio, no Clube Riograndense.

Mais tarde, Argenti se transforma em vendedor de dedicatórias. Em 1954, foi cumprir serviço militar em São Gabriel. Lá, tornou-se rádio-telegrafista. Ele também atuou como motorista da Prefeitura, no período de 1955 a 1983 e radioamador, licenciado em 1970, com prefixo Py3 Cyw e após Py3 CX.
Luiz Argenti comandava o programa Gente da Nossa Terra nas quartas e sábados na Rádio América, o qual apresentava desde 19 de março de 1993. Sócio remido do CTG Estância do Montenegro e sócio do Aeroclube, Pereira faleceu em 22 de novembro de 2017, aos 83 anos.

Pedro José Passos Puzyna nasceu dia 27 de outubro de 1944, em Curitiba, no Paraná. Formou-se em 1971, na Faculdade de Medicina de Pelotas, agregada à Universidade Federal de Pelotas. Após, recebeu o título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia, conferido pela Associação Médica Brasileira e pela Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia. Seu lema era servir bem ao seu semelhante.

Em 1973, junto com seu colega e amigo Marcos Antônio Farret, Puzyna veio para Montenegro. Os dois tornaram-se os primeiros ginecologistas e obstetras da cidade. Em 1975, o homenageado casou-se com Nara, com quem teve dois filhos: André e Denise. Pedro faleceu em 22 de julho de 2015.

Nascido em Montenegro, em 23 de novembro de 1930, Gilberto Gehlen era filho de Hugo Nicolao Gehlen e Alma Sybilla Gehlen e irmão de Ivete e Rosita. Aprendeu suas primeiras letras na Escola Delfina Dias Ferraz tendo, mais tarde, estudado como interno no Colégio Anchieta, na capital. Retornando de Porto Alegre, Gilberto Gehlen passou a trabalhar com seu pai na Livraria Gehlen, empresa das mais antigas de Montenegro, ainda em atividade.

Formado na primeira turma de Contabilidade do Ginásio São João Batista, de Montenegro, Gilberto casou-se, em 8 de janeiro de 1952, com Paula Coronet Gehlen, filha de imigrantes italianos que chegaram no Brasil em 1924. Aplicado, com a família constituída, tormou-se advogado em 1964 pela PUCRS. Como era normal naquela época, atuou nos mais diversos campos do Direito, notabilizando-se por sua correção e competência.

Gilberto foi associado de clubes locais e participou ativamente da Escola de Pais, bem como da comunidade católica. Faleceu em 4 de novembro de 2017, no Hospital da Unimed Vale do Caí.

Últimas Notícias

Destaques