Após a virada brusca na temperatura no Vale do Caí e em todo o Rio Grande do Sul, a onda de calor que deve atingir o Brasil na próxima semana perde força na região. Nos demais estados, as marcas vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos em diferentes localidades.
Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do instituto Climatempo, é a passagem de uma frente fria está provocando a queda na temperatura. Nesta sexta-feira, 6, o ar seco e o frio devem predominar no Vale do Caí e Porto Alegre. Em Montenegro, o sol aparece o dia todo, mas o frio persiste, com mínima de 9ºC e máxima de 22ºC.
No fim de semana, o ar frio enfraquece e esquenta rapidamente. O amanhecer do sábado é frio, mas a tarde será quente novamente. As temperaturas variam de 10ºC a 27ºC na cidade. Já no domingo, as temperaturas vão de 15ºC a 23ºC. Não chove no fim de semana, mas a nebulosidade aumenta no domingo. Na madrugada há possibilidade de garoa. A chuva retorna na segunda-feira, 9. Na terça-feira, 10, é o dia que deve ser mais quente na região. Em Montenegro, a mínima é de 17ºC e a máxima de 31ºC. Mesmo assim, o dia é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado.