Na manhã desta quarta-feira, dia 6, o vereador Neri de Mello Pena, o “Cabelo” (PTB), foi eleito presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Montenegro, para o ano de 2019. Ele assume o cargo de Josi Paz (PSB), que exerceu a função por dois anos e que, agora, seguirá como membra da Comissão. Felipe Kinn (MDB) será o secretário.
O grupo tem reuniões quinzenais. Entre suas principais funções está receber denúncias de ameaça ou violação de direitos humanos e de cidadania, apurando sua procedência com poder de solicitar depoimentos de qualquer cidadão ou autoridade. A Comissão também promove estudos, palestras, seminários e campanhas em favor dos direitos de todos.
Com Josi na presidência, o grupo reformulou o Programa Câmara Mirim e criou o Parlamento Jovem, que iniciará neste ano. Foram realizadas, ainda, atividades de defesa a crianças, adolescentes, idosos e mulheres. Cabelo destacou que focará, principalmente, na questão do idoso, buscando a garantia de direitos como atendimento médico e medicamentos. Para isso, ele sugere parceria com o Conselho do Idoso.