Brinquedos e quadras esportivas são principais problemas nas praças da cidade

Revitalização de espaços em parceria com a iniciativa privada tem trazido melhorias

Na última semana a reportagem do Ibiá conferiu algumas das principais praças da cidade para verificar as condições de segurança e conservação. O que se pôde ver, em sua grande maioria, foram espaços públicos limpos e com as gramas cortadas, mas a condição de brinquedos, quadras esportivas, espaços de convivência e academias ao ar livre, em muitas delas, deixam a desejar.

Em um dos principais cartões postais da cidade, a Estação da Cultura, os espaços de lazer necessitam de melhorias. A moradora Rosane de Paula conta que costumava levar os filhos para brincar na pracinha, mas deixou de frequentar o espaço por conta da condição ruim de bancos e brinquedos. “Ultimamente tenho levado as crianças para brincar na pracinha do Centro de Pareci Novo. Lá os brinquedos estão bem conservados. Aqui na Estação da Cultura os brinquedos estão muito ruins”, comenta Rosane.

A reforma do espaço de lazer da Estação da Cultura é uma demanda que já foi encaminhada pela Associação Comunitária do bairro Ferroviário para a Prefeitura, conforme conta a presidente da entidade, Rosana Feiten. “Aqui na Estação da Cultura precisa melhorar a nossa pracinha e, principalmente, a parte esportiva, que é o campinho de futebol pra criançada e o campinho de vôlei. Já pedi areia para a Prefeitura diversas vezes, mas vou continuar insistindo, porque é uma demanda importante pra comunidade”, destaca Rosana.

Na praça da Estação da Cultura, situação dos brinquedos preocupa moradores

Já no bairro Timbaúva, a Praça São Pedro se encontra em boas condições de limpeza, com a grama cortada e sem lixo espalhado pelo chão. No entanto, os brinquedos também são o grande problema, com balanços e escorregador quebrados. Alguns bancos também se encontram com defeito e a quadra esportiva está com as goleiras e com o cercamento com problemas.

No bairro São João, a praça Tancredo Neves é um dos bons exemplos de conservação dos espaços de lazer na cidade. Tanto a quadra esportiva como os bancos encontram-se em boas condições, assim como a limpeza do espaço. Outro bom exemplo é a Praça Ivo Bühler, em frente à Catedral São João Batista, no Centro. O local apresenta boas condições, mas é importante ressaltar que é mantido em parceria com a Paróquia, que ajuda na conservação do espaço.

Parceria com a iniciativa privada tem garantido melhorias
Revitalizada recentemente através de uma parceria entre a Prefeitura e a cooperativa Sicredi Ouro Branco, a Praça Timbaúva, ao lado do Telecentro, hoje é referência de lazer na cidade. A parceria entre o poder público e a iniciativa privada foi realizada em troca de publicidade em um dos locais de maior circulação da cidade. A cooperativa investiu cerca de R$ 80 mil no espaço, que ganhou novos brinquedos, bancos, bicicletário e lixeiras.

A parceira entre a Prefeitura a iniciativa privada tem sido a aposta para trazer melhorias para os espaços de lazer da cidade. Outra praça que recebeu intervenções recentemente foi a do bairro Santa Rita, que foi contemplada com novos brinquedos, bancos, um projeto paisagístico com flores e gramado, além de duas quadras de areia para práticas esportivas. O espaço foi construído a partir de uma contrapartida de cerca de R$ 45 mil, da empresa Biocitrus, que havia recebido incentivos fiscais em 2019. A BR Incorporadora também foi parceira na construção da praça, com repasses para a compra de tinta. A Prefeitura cedeu a mão de obra com servidores municipais, através da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, e o projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Gestão e Planejamento.

Praça Timbaúva foi revitalizada recentemente através de uma parceria com o Sicredi

Vandalismo preocupa moradores
As praças dos Pinheiros e das Poesias, no bairro São Paulo, são exemplos de espaços bem cuidados e que contam com o envolvimento da comunidade para manutenção dos espaços, através de ações da Associação Comunitária. Mas, apesar de todo o cuidado dos moradores do bairro com os espaços de lazer, as praças têm sofrido com ações de vandalismo.

João Alberto Calgaro, presidente da Associação Comunitária do bairro São Paulo, conta que, no mês passado, a Praça das Poesias teve todos os vidros da livraria quebrados. “Também jogaram os livros no chão, quebraram as telhas e entortaram as porta da livraria. Teve moradores que levaram bonecos de gesso pra enfeitar a Praça, mas foi tudo quebrado também. Então a gente faz as coisas com muito amor e vê que as pessoas não cuidam”, relata.

A Praça dos Pinheiros também tem sofrido com a depredação. O presidente da Associação Comunitária afirma que há cerca de dois anos foram colocados seis bancos novos através de uma parceria com a empresa John Deere, mas hoje são poucos que ainda estão em bom estado. “Acho que só um está inteiro. Roubaram cordas dos balanços e da escadinha, quebraram telhas e os bancos. É triste, às vezes dá vontade da gente desistir, porque trabalhamos com amor em cima disso”, desabafa João Alberto.

Para melhorar os espaços públicos do local, João Alberto Calgaro acredita que deve ter mais conscientização de parte da comunidade, que acaba prejudicando todo o resto com ações de vandalismo. Ele destaca que também é fundamental a melhoria da iluminação para oferecer mais segurança. Na Praça das Poesias, João Alberto conta que a única luz presente é a iluminação da decoração de Natal do ano passado, que não foi retirada pela comunidade para não deixar a Praça às escuras. “O que nós esperamos é a melhoria da iluminação nas duas praças. Também precisamos de pontos de água, porque não adianta a comunidade plantar flor e chegar o verão e não ter como molhar”, aponta.

Últimas Notícias

Destaques