Balanço da Chamada Pública do Leite é entregue ao Prefeito em exercício

prefeito Kadu Müller diz que novo titular da SMDR deve buscar intensificar a parceria com a Emater para o buscar o desenvolvimento rural no município

Extensionistas do Escritório Municipal da Emater apresentaram ao prefeito em exercício, Kadu Müller, o Balanço da Chamada Pública do Leite. O programa Federal apoiou, por três anos, 10 produtores que, ao final desse período, obtiveram renda estimada em R$ 500 mil, entre a comercialização da produção leiteira e de derivados de leite como os queijos artesanais.

Foram levados em conta critérios sociais, técnicos, ambientais e econômicos. O programa proporcionou assistência técnica na propriedade e também atividades coletivas, com fins de melhoramento de pastagens, criação de terneiras e manejo de ordenhas, por exemplo. Os produtores também fizeram uso de medicamentos com plantas bioativas e de produtos homeopáticos para combater carrapatos e também a mastite. “Notamos que houve redução na penosidade do trabalho com aquisição de equipamentos, melhoria das instalações e maquinário de ordenha”, destacou o extensionista Everaldo Silva.

A chamada se encerrou em Abril, mas a Emater continua prestando assistência nas propriedades. Na média, cada produtor consegue cerca de 15 litros de leite por vaca ao dia. As raças mais utilizadas por eles são baseadas em gado Jersey e Holandesa. “Em 70 % dos produtores houve incremento na renda. Os demais tinham problemas pontuais, como o manejo reprodutivo”, aponta o extensionista Valmir Michels.

Do grupo, sete produtores entregam leite para a indústria e outros três trabalham com queijos. “Fizemos um plano de desenvolvimento de cada propriedade. Capela e São José do Sul também foram incluídos nessa chamada”, ressaltou a extensionista Luisa Campos.

O prefeito Kadu afirma que iniciativas como essa estimulam a manter o homem no campo. Ele também anunciou que na próxima semana deve ter definido um nome para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). “O município só tem que abrir as portas para iniciativas como essa. Queremos aproximar cada vez mais a SMDR e a Emater e levar os projetos como esse, para valorizar o homem do campo”.

Últimas Notícias

Destaques