De acordo com o coordenador, mudança de data e o frio influenciaram na menor procura por vagas durante a atividade
O Dia de Atendimento Preferencial do FGTAS/Sine, realizado nesta segunda-feira, 27, foi marcado pela baixa procura em Montenegro. A ação, que ocorreu das 8h às 16h, integrou a programação da 2ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Com o objetivo de ampliar o acesso do público com deficiência e reabilitados do INSS no mundo do trabalho, a entidade buscou intensificar o processo de inclusão através da intermediação de candidatos e oferta de vagas de emprego no Rio Grande do sul. Origialmente, a atividade estava marcada para ocorrer na última sexta-feira, 24, mas em virtude do temporal que atingiu diversas regiões do Estado, a data foi alterada.
Para o coordenador da agência montenegrina FGTAS/Sine, Roque da Rocha, a mudança acabou prejudicando o desenvolvimento do processo. “Houve uma boa divulgação em todo o estado, mas com a alteração da data, muitas pessoas deixaram de procurar o serviço”, disse. “O frio intenso foi outro agravante, dessa forma, muita gente evita sair de casa”.
Para atender ao público alvo da ação, o coordenador afirma que foram feitas parcerias no município, e apesar do número de ofertas de emprego estar abaixo do que gostaria, o coordenador revela otimismo.
“Mesmo com dificuldades e com o cenário econômico parado, conseguimos disponibilizar algumas vagas. Além disso, sempre buscamos oferecer um excelente atendimento a essa parcela da população durante todo ano, não apenas em uma data específica”, destaca Roque. “A nossa expectativa é poder atender a todos que nos procuram, para tanto, estamos buscando realizar visitas junto das empresas do município e encaminhar os candidatos de acordo com o perfil procurado”, complementa.
Durante todo o ano, os candidatos cadastrados no sistema do Ministério do Trabalho e aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego abertas receberão carta de encaminhamento para participarem de entrevista com o empregador.
Além disso, os interessados em selecionar trabalhadores com deficiência ou reabilitados tiveram a oportunidade de cadastrar vagas. Em qualquer momento, empregadores podem entrar em contato com a Agência FGTAS/Sine mais próxima ou através do site e cadastrar vagas.